Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

Orientações para implantação e utilização no SIG

Link do documento aqui exposto em PDF:

View file
name[Manual SIG] Implantação do Ensino Superior.pdf

...

Sumário

Table of Contents
stylenone

...

Credenciamento da Unidade Operativa

O Regional precisa efetuar o preenchimento das informações de credenciamento em pelo menos uma unidade operativa.

...

Regimento de avaliação

Precisamos que o DR crie um regimento de avaliação por ementa, e informe se o tipo de conceito será literal ou numérico.

Configuração de parâmetros

Os parâmetros abaixo precisam estar configurados para que as regras de contexto do sistema estejam aderentes à modalidade Ensino Superior;

...

·       ValidaCargaHorariaDeAtividadeComplementarPorOfertaNoResultadoFinal

 

Plano de Curso

O conteúdo é a estrutura utilizada para cadastro de Unidades Curriculares de Ensino Superior, que terão a característica por emenda.

 

Cadastro de Conteúdo

O seu acesso se dará através do menu Plano de curso >>> Conteúdo.

...

Ao acessarmos a tela inicial de conteúdo, são listados todos os conteúdos encontrados (a).

...

Temos a opção de ordenar por código ou descrição (b), podemos filtrar por código do conteúdo, descrição do conteúdo, estado do conteúdo (c), criar um novo conteúdo (d) e em “mais opções”, podemos Editar, Excluir e Visualizar o Histórico. (e)

...

No menu de “mais opções” podemos:

...

Por fim, temos o botão “Novo” (d), que se refere ao cadastro de novo conteúdo: Clicando em “Novo”, iremos informar a descrição do conteúdo e clicaremos em Salvar.

 

Cadastro de Unidade Curricular

Menu Plano de Curso >>> Unidade Curricular.

...

Obs: Só será permitido excluir as unidades curriculares que não estão sendo utilizadas!

Cadastro de Plano de curso do Ensino Superior

Caminho: Plano de curso >> Gerenciar plano de curso

...

  • Sigla

  • Encerramento por oferta

  • Disponibilizar na web

  • Liberar plano nacionalmente

  • Quantidade máxima de vagas

  • Característica (Como se trata de Ensino superior, será “Por Ementa”) 

Ao selecionarmos a característica “Por Ementa”, automaticamente já serão carregadas as informações do título, que poderemos conferir antes de clicar em “Salvar”.

...

Após o preenchimento e conclusão de todas as etapas anteriores de cadastro do plano, retornaremos ao nosso plano de curso na parte de “Identificação do plano” (1) e nesta aba iremos alterar o estado de “Em elaboração” para o estado “Disponível” (2), salvando o processo logo em seguida, assim, finalizando o processo de cadastro.

...

Turma

No contexto de cadastramento de turmas para o Ensino Superior tivemos poucas mudanças em relação ao processo habitual, tendo apenas uma pequena alteração quando no Cadastro do Plano de Curso for utilizada a “Lista”.

...

Assim concluímos a criação da nossa turma a partir de um Plano de Curso do Ensino Superior.

...

Mapa de Sala

A funcionalidade do mapa de sala é uma continuação direta do contexto de Lista apresentada no Plano de Curso, sendo essa uma funcionalidade fundamental para a compreensão do que será apresentado nessa etapa.
   Em resumo, a Lista pode ser caracterizada como uma espécie de “trilha”, onde incluiremos quais são as Unidades Curriculares que o aluno irá cursar, podendo ser do tipo “Eletiva”, “Optativa” ou “Projeto”.

...

   Para outros cenários será possível ‘distribuir os dias letivos’, ou seja, toda a execução desta Unidade curricular será na turma em questão.

...

Matrícula

Caminho: “Atendimento >> Matrícula”  

...

   Na etapa de “Unidades Curriculares” são apresentadas as maiores diferenças no que diz respeito a uma matrícula no Ensino Superior, onde na parte superior apresentada na tela (a), temos a identificação da turma a qual estamos realizando a matrícula e algumas outras informações adicionais.

   Na parte inferior da tela (b), da mesma forma que acontece em outras modalidades, temos a listagem de ofertas onde o sistema trará como pré-selecionada a primeira oferta por se tratar de uma primeira matrícula e a exibição das informações da oferta selecionada.

...

Ainda na parte inferior (b) poderemos observar uma espécie de alerta, onde estará exibida a seguinte mensagem:

...

   Na fase seguinte iremos indicar as informações financeiras para o “Contrato de Matrícula”, indicando inicialmente o (1) “Responsável” do aluno através do CPF como dado obrigatório e o (2) Consentimento publicitário do responsável para com o aluno, como preenchimento opcional.

...

   Na etapa seguinte, chamada de” Pagamento”, indicaremos quais as formas de pagamento para a matrícula, poderemos observar na parte superior (1) o resumo financeiro da matrícula, exibindo os seguintes tópicos:

...

Podemos ainda nesta parte, adicionar um ou mais financiadores para o contrato e realizar a divisão do percentual de participação entre as partes, que poderá se visualizada logo abaixo (2).

...

   Logo abaixo, ao iniciarmos a etapa de pagamentos, teremos a opção de adicionar um Voucher para o financiador, conforme trecho abaixo (3). Caso adicionado, poderá ser observado na parte “Vouchers adicionados”, logo abaixo do preenchimento do cadastro.

...

Desta forma finalizamos o processo de Matrícula no Ensino Superior.

...

Rematrícula

Caminho: Atendimento >> Rematrícula

...

    Como primeiro ponto de observação para a realização de Rematrícula no Ensino Superior, devemos ter efetivado o processo de Matrícula para o aluno anteriormente. Caso o aluno esteja com sua matrícula ainda não confirmada (1), será apresentada uma mensagem de alerta (2) e o botão “Rematrícular” ficará desabilitado para uso.  

...

    Na etapa de “Seleção de UC’s” teremos a ‘Inclusão de alunos na oferta’. Na sessão superior da tela poderemos observar uma identificação sobre a turma em que estamos realizando a rematrícula, tags com informações adicionais sobre do registro e um resumo com os totalizadores financeiros, onde teremos o ‘Valor Contratado’, o ‘Total dispensado da UC’ e o ‘Total final’, que é o valor líquido entre os outros dois anteriores (1).

    Na parte inferior da tela teremos os registros com os períodos e suas determinadas UCs, com informações adicionais também apresentadas através de tags.

...

 Ainda serão exibidos na parte inferior da tela os Dados do contrato como Contrato, Responsável e a Unidade Operativa. Além das informações do(s) aluno(s) e financiador(es).

...

Secretaria

   Nesta etapa iremos abordar as novas funcionalidades no contexto Secretaria a cerca da modalidade de Ensino Superior.

Obs.: Antes de iniciarmos a etapa de secretaria, precisamos passar por um parâmetro criado. Portanto, iremos ao contexto ‘Administrativo >> Configuração de Parâmetros’.  Onde buscaremos pelo parâmetro:

“UnidadeCurricularPorEmentaComSituacaoDeAprendizagemPorRegional”

image-20240715-190812.pngImage Added

Clicaremos em “Configurar” para visualizar a descrição do parâmetro;

...

   Este parâmetro fará com que durante o preenchimento dos PTDs e Diários de Classe, a aba Situação de Aprendizagem poderá ou não ser exibida, seguindo os critérios de valor desse parâmetro.

  • Se o valor desse parâmetro estiver marcado como “Sim”, então a Unidade Curricular irá utilizar a Situação de Aprendizagem.

...

  • Se o valor desse parâmetro estiver marcado como “Não”, então a aba de Situação de Aprendizagem não será exibida.

...

Importante: Tal alteração irá permanecer caso o PTD tenha sido registrado com o parâmetro como “não” ainda que seja alterado para “sim” posteriormente.

 

      Voltando a etapa do Ensino Superior para o contexto Secretaria, nossa primeira abordagem seria a flexibilização na utilização de indicadores dentro das Unidades Curriculares, ou seja, com o novo regimento de avaliação por ementa é possível criar unidades curriculares sem indicadores.

    Acessando o contexto “Turma >> Gerenciar Turma”, buscando por uma determinada turma de Ensino Superior em que uma das Unidade Curriculares não utilizem indicadores. Ao determinar a turma, clicaremos em “Visualizar” e navegar até a aba “Organização Curricular” e novamente em “Visualizar”. Na aba “Indicadores” poderemos confirmar que a Unidade Curricular em questão não possui indicadores vinculados.

...

Caminho: “Secretaria >> Diário de Classe”

    Utilizaremos os filtros para encontrar a turma em questão, logo será exibida a Unidade Curricular e nela acessaremos o menu “mais opções >> Editar”, acessando a aba “Registro de aula”. Na aba, ao escolhermos a aula e acessando o menu “Mais opções >> Conteúdo”, veremos os novos campos implementados, chamados de “Metodologia” e “Conteúdo”.

...

Através do botão “+Adicionar Conteúdos” será aberta uma janela onde podemos selecionar os conteúdos vinculados na Unidade Curricular.

...

    Ainda na etapa de ‘Edição do Diário de Classe’ iremos para a aba “Avaliações” para realizar o cadastro de uma de uma nova avaliação. Para incluir essa nova avaliação precisaremos informar:

  • Data

  • Procedimento da avaliação

  • Tipo de avaliação

  • Descrição da avaliação

...

   Neste processo de ‘Inclusão de avaliação’, podemos notar uma diferença quanto ao processo do ‘Diário de Classe que utiliza a avaliação por indicadores’, que mostrava uma listagem de indicadores e só seria possível incluir essa avaliação se selecionássemos ao menos um dos indicadores.

...

   Daremos continuidade ao nosso processo ao clicarmos em “salvar” e após vincularmos as avaliações nesta Unidade Curricular, neste Diário de classe, poderemos acessar através do botão “mais opções” a opção “Nota”.

...

   Para o exemplo utilizamos o regimento de avaliação ‘por ementa’ e o critério de avaliação foi marcado como ‘numérico’, portanto, ao seguirmos, iremos preencher a nota para todas as avaliações.
    Na nossa Unidade Curricular exemplo, temos somente um aluno matriculado, o qual iremos lançar a nota para esta avaliação no campo disponível ao lado do nome do aluno. Nessa etapa também teremos a opção de deixar um ‘feedback’ sobre a nota dada e após o preenchimento da nota, iremos salvar.  

Realizaremos esse procedimento para todas as avaliações listadas.  

...

Obs.: Para os casos de menção literal, serão seguidos os mesmos procedimentos.

...

    Quando todos os alunos forem avaliados em todas as avaliações, poderemos avançar para a aba “Nota final”, seguindo a avaliação como forma numérica como a utilizado no exemplo, iremos registrar uma nota final para o(s) aluno(s).  Caso o critério de avaliação seja a Menção literal, iremos registrar a menção final.
    Nesta etapa, ao expandirmos a visualização pertinente ao aluno, poderemos observar os registros de nota para cada avaliação e logo abaixo o sistema irá calcular a média e sugerir uma nota final ao aluno, porém, editável pelo docente. Será possível nesta etapa também a utilização do campo feedback para a inserção de uma justificativa para a nota.