Contrato Corporativo - particularidades PJ (10 passos)

Bem-vindo ao Passo a Passo para a utilização do Contrato Corporativo no SIG para permitir que o saldo possa ser dividido entre diferentes unidades operativas, ser consumido de forma individual ou compartilhada entre as UO's participantes do contrato, ter o saldo financeiro do contrato podendo ser pago respectivamente por cada financiador do contrato conforme sua porcentagem de participação na negociação financeira;

Obs: O saldo do contrato não entra como receita antecipada, pois os valores poderão ser pagos posteriormente ao início e/ou execução da oferta/curso.

Siga atentamente os passos a seguir de criação e configuração do contrato corporativo:



Índice:



1 Cadastrar e configurar informações do Contrato Corporativo

1.1.1. Cadastrar Responsável

A primeira informação a ser cadastrada na criação do contrato corporativo é o tipo da pessoa Responsável do contrato, sendo ela Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, este será o nome a quem o contrato estará atrelado.

image-20240228-172706.png

1.1.2. Inserir Consentimento para Receber Conteúdo de Publicidade

O próximo grupo de informação a ser cadastrado, este não sendo obrigatório, porém, caso marcado deverá ser escolhido um canal de comunicação, é o  grupo de Consentimento para Receber Conteúdo de Publicidade, onde o responsável do contrato autoriza ou não os alunos dos mesmos estarem recebendo este tipo de conteúdo, seja através de E-mail, Telefone, ou SMS como podemos ver no print abaixo.

image-20240228-172746.png

1.1.3. Informar Dados do Contrato

O grupo de informações Dados do Contrato, será o responsável por estabelecer o período de Vigência Inicial, Vigência Final e também o seu Valor Total a ser contratado.

O campo de Valor Total do Contrato será o responsável para o futuro uso de recursos nas futuras matrículas em contrato, onde este será o valor a ser utilizado/baixado do mesmo. 

Além destas informações primordiais, é possível também inserir uma descrição do contrato de até 250 caracteres, para quem for consultar ou verificar o mesmo possa estar ciente do que se trata este contrato corporativo e qual o seu principal objetivo/motivo de criação/contratação.


1.1.4. Selecionar as modalidades de turmas permitidas no contrato

Este grupo de informações consiste em permitir que o Contrato Corporativo possa ou não realizar matrículas em contrato em diferentes modalidades. 

As modalidades escolhidas no contrato corporativo são as modalidades cadastradas em Plano de Curso\Modalidade estas atualmente podendo ser:

  • Educação Profissional Técnica de Nível Médio

  • Educação Superior

  • Formação Inicial e Continuada

Essas modalidades configuradas no Plano de Curso, são as mesmas que podemos filtrar na Turma conforme é exibido no filtro da Matrícula, porém no menu de Plano de Curso, podemos Gerenciar também Ação Extensiva e Oferta Avulsa.

Abaixo detalharemos as opções permitidas:

  • Técnico - Permite matricular alunos nas modalidades:

    • Formação Inicial e Continuada

    • Educação Profissional Técnica de Nível Médio

    • Ações Extensivas

      • Com Característica de Turma

      • Sem Característica de Turma

      • Consultorias

  • Ensino Superior - Permite matricular alunos SOMENTE na modalidade de Ensino Superior para este contrato;

  • Ambos - Permite matricular alunos de TODAS as modalidades no mesmo contrato, seja na modalidade FIC, TEC, Ação Extensiva, Oferta Avulsa e Educação Superior.


1.1.5. Selecionar a forma como o valor será dividido nas Unidades Operativas

O agrupamento de Unidades Operativas tem por finalidade definir a forma de utilização/distribuição do saldo total do contrato corporativo. Esta configuração é a que vai garantir ao usuário escolher como o saldo do Contrato deverá ser consumido e distribuído entre as Unidades Operativas participantes do contrato. Atualmente o sistema disponibiliza 3 opções de configuração para a utilização/distribuição deste saldo, sendo elas:

  • Saldo Compartilhado - valor total do contrato é compartilhado e utilizado por qualquer Unidade Operativa participante do mesmo. Nesta opção não temos valores especificados para cada UO, seu valor vai sendo consumido conforme a necessidade específica de cada UO até que o contrato não tenha mais saldo.

  • Dividir Saldo em Partes Iguais - valor total do contrato dividido em partes iguais entre todas as UOs participantes do contrato.

  • Informar Valores Manualmente - o usuário escolhe o valor a ser consumido do saldo total do contrato para as respectivas UOs participantes do contrato. Cada UO terá um valor específico para utilização em contrato.

Nos campos de valores, temos 3 tipos de valores:

  • Valor Total do Contrato - Este é o valor Total Contratado que pode ser utilizado entre as UOs participativas do contrato;

  • Valor Distribuído - Este é o valor total distribuído entre as UOs participativas do contrato;

  • Valor a Distribuir - Este é o valor que ainda falta a ser distribuído entre as UOs participativas do contrato, é o saldo restante do contrato que ainda falta a ser distribuído entre as UOs participativas;

A configuração de utilização e distribuição do saldo do contrato é o último passo da Etapa Cadastro do Contrato, clicando em “Próximo” vamos para a etapa de configuração do Faturamento.


1.2 Cadastrar informações de Faturamento

Esta etapa de configuração tem por objetivo configurar como o sistema deve se comportar dentro do contexto de Emissão da Ordem de Faturamento.

Abaixo detalharemos cada etapa de configuração conforme apresentado no print abaixo:


1.2.1. Tipo de Faturamento

Este campo de configuração, tem por finalidade definir a modalidade de Emissão da Ordem de Faturamento do Contrato Corporativo, uma vez escolhida qualquer uma das opções, a mesma será utilizada até o final do consumo total do saldo contratado.

Se escolhido mensal, o contrato corporativo só aceitara OF na modalidade Mensal, se escolhido Avulso, o contrato corporativo só emitirá OF avulsa.

Abaixo detalhamos as opções de Tipo de Faturamento:

  • Mensal - é a forma de Emissão de Ordem de Faturamento pela Carga Horária Executada no período de fechamento da Produção, ou seja, será emitida uma Ordem de Faturamento referente a todas as matrículas que tiveram carga horária executada no período, através dos lançamentos de dias letivos previsto para o período e confirmado para execução. Esta OF será emitida após a Produção estar com o estado Gerado ou Homologado.

  • Avulsa - é a forma de Emissão de Ordem de Faturamento conforme a necessidade do usuário ou sua negociação. Esta forma de emissão de OF é realizada de forma manual dentro do portal Corporativo, escolhendo o contrato e o financiador que tenha a necessidade da OF com o seu respectivo valor de participação.

 


1.2.2. Tipo da Emissão do Faturamento

Este campo de configuração, tem por finalidade definir qual Unidade Operativa será a responsável pela Emissão da Ordem de Faturamento do Contrato Corporativo, uma vez escolhida qualquer uma das opções, a mesma será utilizada até o final do consumo total do saldo contratado. Se escolhido Centralizado, o contrato corporativo só aceitara aquela UO escolhida para a Emissão da OF, se escolhido Descentralizado, o contrato corporativo emitirá a OF conforme a necessidade de cada UO participativa do Contrato onde estiver ocorrendo as matrículas e execuções das turmas.

Abaixo detalhamos as opções de Tipo da Emissão do Faturamento:

  • Centralizado - o usuário definirá dentre as Unidades Operativas participantes do contrato qual será a Unidade Operativa Centralizadora das emissões das Ordens de Faturamento. Independente que qual UO o aluno esteja cursando, quando for gerado a Ordem de Faturamento, esta será gerada pela UO Centralizadora de Emissão do Contrato para seus respectivos financiadores.

  • Descentralizado - é a forma descentralizada da Emissão de Ordem de Faturamento do contrato, onde as mesmas serão emitidas conforme a necessidade do usuário ou conforme a carga horária está sendo executada. Se no ato da negociação do contrato cada Unidade Operativa deverá emitir sua própria Ordem de Faturamento, esta é a opção que deverá ser escolhida, seja no avulso ou no mensal.

Observação importante: o saldo para a geração das Ordens de Faturamento, respeitam a porcentagem de participação dos financiadores.


1.2.3. Gerar Pagamento

Este campo de configuração, tem por finalidade definir qual o processo da etapa da forma de pagamento do contrato. Caso seja escolhido a opção sim, entendemos que temos já definido como será a forma de pagamento do contrato e sua negociação financeira, caso seja escolhido a opção não, entendemos que falta ainda alguns pontos de definições, como forma de pagamento, financiador e valores das parcelas, onde provavelmente será gerado valores conforme a carga horária executada.

Abaixo detalhamos as opções de Tipo da Emissão do Faturamento:

  • Sim - o usuário já tem definido junto ao cliente a forma de pagamento e as informações necessárias para a finalização da etapa de pagamento.

  • Não - o usuário ainda não tem as definições de como o cliente realizará a forma de pagamento e a negociação financeira do contrato, porém, para garantirmos que o sistema tenha informação suficientes para gerar seus controles financeiros e pedagógicos, solicitaremos de forma provisória ao usuário e  ao cliente, que preencham as informações da etapa de pagamento para que o sistema possa com base nessas informações gerar toda o fluxo financeiro para estes dados informados.

Observação importante: caso o cliente tenha de forma definitiva a informação do financiador responsável do contrato e a forma de pagamento já definidas, nada impede de podermos atualizar o contrato com essas informações através de uma renegociação financeira antes da primeira emissão de OF e Pagamento do Boleto, caso tenhamos somente após a geração da Primeira OF e Emissão/Pagamento do Boleto, somente o saldo restante do contrato deverá ser renegociados.


1.3 Cadastrar informações de Pagamento

Etapa responsável por realizar o cadastramento da negociação financeira do contrato, onde escolheremos os financiadores, suas respectivas porcentagens de participação do contrato, incluiremos também os vouchers de descontos (estes configurados ou não para utilização em contratos corporativos para o regional) e a forma de pagamento por financiador (boleto, cartão, dinheiro, etc..).


1.3.1. Adicionar Financiador

No agrupamento de Adicionar Financiador é possível escolher o tipo do Financiador (Pessoa Física ou Jurídica), a Porcentagem de Participação/Valor de Participação e após preenchido essas informações clicar no botão azul +Adicionar Financiador.

Neste passo é possível incluir mais de um financiador, onde cada financiador deverá conter seu percentual de participação até que o valor total do contrato seja negociado.

Após a finalização do cadastramento dos financiadores, é exibido a listagem dos mesmos com as suas respectivas porcentagens e valores de participação para breve conferência.


1.3.2. Adicionar Voucher

Nesta etapa de adicionar voucher, o mesmo será liberado ou não para utilização através do parâmetro do Administrativo "OcultarVoucherNoContratoCorporativo", pois existem regionais que permitem ou não a utilização de vouchers no contrato corporativo. Caso o parâmetro esteja configurado para "Não", o componente de voucher não será oculto da tela, permitindo assim a utilização de vouchers em contratos do tipo corporativo. Por padrão este parâmetro virá configurado como "Sim", para ocultar a utilização do voucher no contrato corporativo, caso o regional deseje utilizar voucher, será necessário reconfigurar o parâmetro para "Não".

 


1.3.3. Forma de Pagamento

Agrupamento de informações dedicadas a escolha dos financiadores do contrato e suas respectivas forma de pagamento.

Nesta etapa de é possível escolher as informações de qual financiador vai ser escolhido para realizar o pagamento/negociação, o tipo da forma de pagamento, o valor líquido da negociação caso haja descontos/vouchers já adicionados ao contrato, a quantidade de parcelas, data de vencimento e a data do primeiro vencimento.

Observação Importante: a etapa da forma de pagamento deve ser realizada por financiador, cada financiador do contrato deverá ter a sua forma de pagamento definida para que o contrato passe para a Etapa de Finalizar Contrato. 

Abaixo print da tela de Forma de Pagamento e Formas de Pagamentos adicionadas;

 


1.4. Finalizar Contrato

Na etapa de Finalização do Contrato, o sistema disponibilizará um resumo de todas as informações cadastras na criação do contrato, para que o usuário possa verificar e concluir o mesmo com a certeza de que preencheu tudo corretamente.

Antes do usuário clicar no botão de Concluir, para confirmar a criação do contrato, é possível ele clicar no botão Anterior para realizar possíveis ajustes e correções nas informações das etapas anteriores do contrato antes da sua conclusão.

Observação Importante: Após clicar em concluir, não será mais possível a correção dos dados do contrato, sendo necessário o cancelamento do mesmo e a criação de um novo contrato.

 

Após clicar em concluir, o sistema atualizara a tela e a exibição de que o contrato foi salvo com sucesso.

E abaixo da relação dos financiadores, será exibido 3 botões de ação, podendo ser possível realizar a Impressão do Contrato, Impressão dos Boletos e a criação de um Novo Contrato


2. Ajustes realizados na Matrícula presencial em Contrato Coporativo

Esta funcionalidade foca na matrícula em contratos do tipo corporativo, o processo de matrícula praticamente é o mesmo realizado para o tipo de contrato de receita antecipada.

Todo o processo de matrícula presencial foi moldado para incluir o contrato do tipo Corporativo, onde conseguimos escolher os alunos, as turmas, o contrato, verificar o saldo do contrato, o saldo por unidade operativa da matrícula, e todas as demais informações para matrículas em contrato.

Dentro do fluxo de matrícula em contrato, aprimoramos alguns comportamentos do sistema para que reflita no contexto do Contrato Corporativo como por exemplo:

  • Validação do Saldo Global do Contrato (este quando saldo for do tipo compartilhado entre as unidades operativas participantes)

  • Validação do Saldo da Unidade Operativa do Contrato (este quando for saldo dividido em partes iguais ou informado manualmente)

  • Ajustes nos processos de Rematrícula

  • Ajustes nos processos de Matrícula em Contrato Corporativo para aceitar modalidades do tipo (FIC\TEC, Superior ou Ambos)

  • Ajustes nos documentos de impressão de Ficha de Matrícula e Impressão do Contrato

  • Melhorado a performance da tela quando matriculado muitos alunos no mesmo contrato


2.1. Como realizar uma Matrícula em Contrato Corporativo

Abaixo apresentaremos o passo a passo para realizar uma matrícula em contrato corporativo, lembrando que para podermos realizar uma matrícula em contrato precisamos:

  1. Ter um Contrato Corporativo com saldo suficiente para matrícula em contrato;

  2. Contrato estar configurado para a modalidade correta da turma em que o aluno deverá ser matriculado;

  3. No filtro de pesquisa de contrato escolher o tipo de Contrato Corporativo;

Deveremos acessar o Menu Atendimento\Matrícula

Após clicar no botão Matrícula, escolher a turma desejada e clicar no botão Mais Opções da turma e escolher a opção de Matrícula em Contrato.


2.2. Selecionar Etapa de Seleção do Contrato

Após clicar na opção Matricular em Contrato, escolher o contrato desejado que receberá as matrículas através da opção de pesquisa no botão Filtros.

Nas opções do botão de Filtros, é possível escolher o Número do ContratoTipo de ContratoSituação do Contrato, Ano do Contrato, Recurso Financeiro do Contrato e o Responsável pelo Contrato.

No exemplo abaixo, foi filtrado o Contrato 2024.1.254 que é do tipo Corporativo para que seja realizada uma nova matrícula em contrato.

Selecionando o contrato encontrado e clicando em Próximo, seguiremos para a etapa de Inclusão de Alunos através de Matrículas em Contrato.


2.3. Selecionar Etapa de Inclusão do Aluno

Na etapa de Inclusão de aluno será exibida informações do contrato conforme print abaixo:

1 - Dados referente ao cadastro do contrato como:

  • Tipo do Contrato

  • Tipo de Consumo do Saldo do Contrato

  • Recurso Financeiro do Contrato

  • Período de Vigência do Contrato

  • Unidade Operativa de Criação do Contrato

2 - Dados de Valores do Contrato como:

  • Valor Contratado = Valor total contratado para consumo em matrículas em contrato

  • Valor Consumido = Valor consumido por matrículas/rematrículas em contrato até o momento desta nova negociação/matrícula

  • Valor a Consumir = Valor das Novas Matrículas em contrato neste exato momento da negociação

  • Valor Restante = Saldo restante do contrato até o momento atual desta negociação considerando novas matrículas caso já fora adicionadas

3 - Botão de Novo Aluno

  • botão para adicionar Novo Aluno ao contrato

 

Clicando no botão Novo Aluno, você será direcionado para o fluxo de Inclusão de Aluno onde o mesmo terá 5 passos a ser percorrido:


2.4. Selecionar Aluno

Os dados da Turma como Nome do Curso e Código da Turma já veem preenchidos de forma automática, não sendo necessário sua alteração.
Os dados de CPF do aluno é de preenchimento obrigatório, pois será necessário para a escolha do aluno a ser matriculado na turma/contrato.
Canal é outro campo de preenchimento obrigatório, pois o aluno deve informar como ficou sabendo do curso/turma.

Clicando em Próximo, vamos para a etapa seguinte que é de Requisitos do aluno para acesso ao curso.


2.5. Validar Requisitos cadastrados

Nesta etapa, será apresentado todos os requisitos necessários para acesso ao curso.
Caso algum requisito de acesso ao curso não esteja atendido, o sistema informará para que o mesmo seja atualizado através do botão Editar Cadastro.

Caso todos os requisitos já tenham sidos atendido, o estado de cada requisito é de Atendido, e para seguir para próxima etapa é só clicar em Próximo.


2.6. Inserir dados Socioeconômico (opcional)

A etapa socioeconômica significa que são os dados socioeconômicos do aluno e de sua família, dependendo das informações preenchida abaixo o mesmo poderá ou não ser incluso no programa de gratuidade do Senac (PSG).

Esta etapa não é de preenchimento obrigatória, podendo ser pulada caso necessário.

Para prosseguir com a próxima etapa é só clicar em Próximo.


2.7. Precificar Aluno - Editar o preço da turma e da Unidade Curricular

Na etapa de Precificar Aluno, será possível editar o preço da turma e da UC para que a mesma possa ser ajustado ao saldo do contrato caso haja a necessidade.

Disponibilizamos este recurso para o caso de saldo insuficiente ao valor da turma, quando restando apenas poucos alunos para zerar o consumo total do contrato, o responsável pelas matrículas/atendimento poderá realizar este ajuste no preço da Turma/UC conforme sua necessidade, e assim conseguindo matricular o aluno restante ao contrato e consumindo 100% do seu saldo em contrato.

Abaixo detalharemos a operação da Precificação do Aluno:

1 - Valor da Turma e Somatórias dos Valores das UCs - estes dois campos deverão de forma obrigatória terem os mesmos valores para que possa prosseguir adiante.
     Alterando o campo Valor da Turma, o sistema de forma automática já faz o rateio proporcional para as UCs da Turma e Ajusta o Valor da Soma das UCs.

2 - Valor da UC - este campo de valor da UC é utilizado para alterar de forma individual o valor da Unidade Curricular desejada, caso o usuário edite o campo de valor da UC o Valor da Turma deverá ser atualizada de forma manual conforme o campo de Soma dos valores da UC.

3 - Caso esteja tudo OK - clicar em Próximo para a etapa seguinte.

Observação: após o preenchimento dos valores, o sistema calcula para a exibição na etapa de consumo de saldo do contrato os valores referente a cagara horária da oferta e não do previsto na turma/plano de curso.


2.8. Validar Etapa Final - Dados das Unidades Curriculares

Etapa final para análise e verificação das informações da inclusão do aluno na oferta como:

  • Dados da Turma

  • Valor do Curso

  • Total de Valores por Dispensa de UC

  • Total final negociado

  • Dados das Unidades Curriculares

Caso tudo esteja OK, clicar em Concluir para finalizar o processo de Inclusão do Aluno no contrato/turma.

Finalizado a etapa de Inclusão do Aluno na turma após ter clicado em Concluir, o sistema nos redireciona novamente para a tela de Inclusão do Aluno em Matrícula em Contrato, atualizando os valores do contrato até o momento desta inclusão conforme exibido no print abaixo, onde é demonstrado os valores:

  • Valor Contratado = Valor total contratado para consumo em matrículas em contrato;

  • Valor Consumido = Valor consumido por matrículas/rematrículas em contrato já negociadas e finalizadas até o momento desta nova inclusão;

  • Valor a Consumir = Valor das Novas Matrículas em contrato neste exato momento da inclusão

  • Valor Restante = Saldo restante do contrato até o momento atual desta negociação considerando as novas matrículas já adicionadas;

Clicando em Próximo, iremos para a Etapa de Conferência onde o sistema verifica as informações de forma automática, e caso tudo esteja OK, clicando em Finalizar Matrícula, o sistema salva a Matrícula em Contrato e a Inclusão do Aluno na Turma.

Após finalizar as verificações e estando tudo OK o sistema apresenta o resumo das informações de:

  • Contrato em Matrícula

  • Botão de Imprimir Ficha de Matrícula

  • Botão de Impressão de Contrato e Termos

  • Botão de realizar Nova Matrícula

  • Botão de Documento de Contrato (possibilidade de incluir anexos no contrato)

  • Resumo dos Dados do Contrato

  • Resumo dos Alunos Matriculados no Contrato

  • Resumo dos Financiadores

Abaixo um exemplo da Etapa de Conferência de Matrícula em Contrato.

Esta é a etapa final do processo de Matrícula em Contrato e Inclusão do Aluno na turma, onde o processo está finalizado e saldo do contrato consumido conforme valores negociados na matrícula.

Observação: caso algum contrato tente receber matrículas de modalidades diferente do contrato, o sistema exibira um alerta conforme exemplo abaixo:

Para Contratos de Modalidade Técnico, tentando realizar matrículas em turmas do Ensino Superior, o sistema apresenta a mensagem abaixo:

Para Contratos de Modalidade Ensino Superior, tentando realizar matrículas em turmas do Fic/Tec, o sistema apresenta a mensagem abaixo:


3. Precificar turma na matrícula em contrato corporativo

Funcionalidade desenvolvida para possibilitar o Regional Precificar a Turma no ato da Matricula do Aluno para Contratos Corporativos.

O objetivo desta nova funcionalidade consiste em permitir que no momento da Matricula seja possível Precificar a Turma, oferecendo valores diferentes para o aluno, ou para quando houver saldos remanescentes do Contrato Corporativo, podendo ajustar o valor da Matrícula em Contrato conforme o Saldo disponível no mesmo.

3.1. Configurar Parâmetro “DepartamentoRegionalPermitePrecificacaoNoAtoDeMatricula”

O primeiro passo é configurar a funcionalidade por Regional a partir do Menu Administrativo/ Configuração de Parâmetro

O parâmetro que deve estar Ativo e configurado como SIM é o  "DepartamentoRegionalPermitePrecificacaoNoAtoDeMatricula" 

Após ativo este Parâmetro ao realizar uma Matrícula em um Contrato Corporativo será apresentado uma nova etapa conforme será detalhado abaixo.


3.2. Matricular em Contrato

Para realizar a Matrícula em um Contrato Corporativo deve-se acessar o Menu Atendimento/ Matricula selecionar uma Turma, acionar a opção "Mais Opções" Matricular em Contrato conforme já fora detalhado acima.

Após selecionar um Contrato Corporativo e o Aluno, é apresentada uma nova Etapa no processo de Matricula chamada "Precificar Aluno".

Nesta nova Etapa é possível informar um novo Valor para a Turma ou ainda alterar o Valor individual de cada UC para as Ofertas disponíveis.

Caso seja alterado o Valor da Turma os valores da UC´s serão recalculados automaticamente com base no novo Valor da Turma e Carga Horaria das UC´s.

Após gravar a Matrícula Precificando a Turma, o valor alterado fica exclusivamente para a Matrícula que foi realizada, não alterando o Valor original da Turma.

Quando for realizado a Rematrícula onde que foi precificada a Turma, os valores apresentados serão os que foram definidos na precificação da Matrícula, respeitando o valor da hora aula precificado no momento da matrícula.

Outro ponto importante é que quando o total da Carga Horaria da UC for diferente da quantidade da Carga Horaria da Oferta, o sistema utiliza como referência a quantidade de Carga Horaria na Oferta para os devidos cálculos.


4. Rematricular presencial em contrato corporativo

 

Requisitos para realizar a Rematrícula:

  • Ter contrato corporativo cadastrado com saldo disponível;

  • Ter alunos matriculados no contrato corporativo com turmas que ainda tem disciplina para cursar;

  • A turma ou Oferta no qual o aluno será rematriculado deve ter o estado Liberado para Matrícula ou Em Processo.

A funcionalidade de Rematrícula permite que o aluno seja rematriculado em outras ofertas do curso e o SIG foi adequado para permitir realizar rematrículas de aluno em contratos do tipo Corporativo, o caminho para rematrícula pode ser feito tanto pelo módulo de Atendimento para cursos técnicos e Ensino Superior e pode ser realizado no módulo Secretaria Gestão do Aluno, este somente para cursos técnicos com ofertas.

O principal objetivo da rematrícula é permitir que seja feito novas contratações de disciplinas no contrato e, através destas rematrículas, o sistema efetua o consumo do saldo do contrato corporativo conforme os novos valores contratados.

A rematrícula só é permitida para alunos com estado Matriculado ou Em Processo, diferente desses estados, a opção Rematricular não é habilitado.

A adequação que fora realizada na rematrícula para contrato corporativo é a apresentação dos totalizadores para o devido controle do saldo atual do contrato.

Quando o contrato tem o controle de valor de saldo por saldo compartilhado entre as UOs, o sistema apresenta Valores do Contrato, quando o contrato tem o controle de valores de saldo por unidade operativa apresenta Valores da Unidade Operativa no qual o usuário está autenticado.


4.1 Modalidade rematricular pelo Atendimento (matrícula)

Para a realização da rematrícula, a opção está disponível no módulo de Atendimento\Rematrícula:

As principais etapas da rematrícula consistem em:

  • Seleção de Aluno: esta etapa apresenta a lista de alunos do contrato corporativo selecionado, passíveis de rematrícula na turma no qual os mesmos já estejam com o curso em andamento.

Também é apresentado os totalizadores para controle do saldo atual do contrato.
Cada aluno listado possui a opção que permite rematricular, a fim de contratar novas disciplinas ou ofertas.

  • Informações do Aluno: após escolher o aluno para rematrícula, a próxima etapa são as Informações do Aluno, onde é apresentado visualmente os dados de cadastro do aluno, bem como o nome do curso e turma na qual o aluno está matriculado e está realizando a rematrícula.

Nesta etapa também é permitido editar o cadastro do aluno, se necessário.

  • Socioeconômico: esta etapa apresenta os dados de faixa de renda do aluno para que o Senac possa acompanhar a situação econômica do aluno.

Esta tela também permite cadastrar as informações na rematrícula, caso na matrícula não tenha sido feito este cadastro.

  • Seleção de UCs (UC - Unidades Curriculares): esta etapa apresenta as disciplinas no qual o aluno está matriculado e as disciplinas disponíveis para nova contratação.

Quando o curso é Técnico, o sistema permite selecionar a oferta a ser contratada, quando o curso é de Ensino Superior, o sistema permite selecionar as unidades curriculares desejadas.

  • Conferência: após a etapa de seleção de UCs, o sistema apresenta a tela de conferência, onde internamente o sistema realiza o vínculo das novas contratações de disciplinas a grade curricular do aluno no contrato, a fim de atualizar o consumo do saldo do contrato corporativo com o novo valor contratado na rematrícula.

Visualmente é apresentado um resumo dos dados do contrato, financiador e alunos vinculados, bem como as opções para Ficha de Matrícula, Contrato e Termos, Nova Rematrícula e Documento de Contrato.

Após acessar a Rematrícula, segue abaixo as etapas do processo de rematrícula do aluno no contrato corporativo e suas principais particularidades:

  1. Filtrar Contrato Corporativo

  2. Selecionar o Contrato

  3. Seleção de Aluno

  4. Informações do Aluno: 

  5. Socioeconômico

  6. Seleção de UCs

  7. Conferência


4.1.1. Filtrar Contrato Corporativo

É necessário informar no filtro de pesquisa da tela de rematrícula, os campos para localizar o contrato corporativo no qual consta o aluno que deseja rematricular.


4.1.2. Selecionar o Contrato

Após pesquisar e localizar o contrato, o sistema retorna o resultado e deve ser acionado a opção Rematricular no contrato:


4.1.3. Selecionar Aluno

Quando acionado o Rematricular, o sistema apresenta os alunos matriculados no contrato e os totalizadores referente ao tipo de consumo do saldo do contrato.

Quando o saldo é do tipo Compartilhado entre as Unidades Operativas, é apresentado Valores do Contrato, quando o saldo é do tipo Controlado por Unidade Operativa participante do contrato, é apresentado Valores da Unidade Operativa.

No exemplo abaixo, o contrato possui saldo compartilhado.

Escolha o aluno desejado e acione a opção Próximo para iniciar as etapas de rematrícula.

Nota: 

a) A mensagem de pendência financeira refere-se a uma notificação de que os financiadores que pagam o contrato possuem parcelas em atraso ou neste ou em outros contratos que ele esteja vinculado.

b) Quando identificado que o aluno no qual deseja rematricular tem disciplinas na turma para serem cursadas com valor maior que o saldo restante no contrato corporativo, o sistema notifica ao acionar a opção Rematricular que o saldo pode ser insuficiente para contratar todas as disciplinas, porém, o sistema deixa prosseguir pois a contratação dos valores pode ser validado efetivamente na etapa Seleção de UCs.

Abaixo segue a mensagem de validação de saldo:


4.1.4. Validar/cadastrar informações do Aluno

Após a seleção do aluno e seguido para a próxima etapa, é apresentado as Informações do Aluno em modo de visualização, bem como o nome e código da turma no qual ele está matriculado e que fará a rematrícula.

Caso seja necessário editar algumas informações referente ao aluno, basta acionar a opção Editar Cadastro.


4.1.5. Cadastrar dados Socioeconômicos

Ao seguir para a próxima etapa das Informações do Aluno, é apresentado a etapa Socioeconômico com os dados da renda do aluno, estas informações são originadas do cadastro da matrícula do aluno e podem ser editadas conforme necessidade.

Nota: O socioeconômico existe no SIG apenas como um informativo de acompanhamento de renda do aluno e pode ser consultado o histórico de atualizações no cadastro de Pessoa Física no módulo Administrativo.


4.1.6. Selecionar Unidades Curriculares

A etapa mais importante da rematrícula é a etapa de Seleção de UCs - Unidades Curriculares.

Nesta tela deve ser contratado as ofertas ou unidades curriculares que deseja rematricular o aluno.

Conforme é selecionado as ofertas ou UCs, o sistema apresenta no Total Final, o valor efetivamente de contratação.

Nota:

a) Ofertas apresentadas com Checklist verde indica que a oferta já foi contratada pelo aluno, ou seja, o mesmo já está em andamento.

Pode haver ofertas contratadas que ainda possuem UCs disponíveis para contratação.

b) Cursos com a modalidade do técnico (Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Formação Inicial Continuada) permitem selecionar a contratação de uma ou mais ofertas, isto é, as disciplinas contidas na ofertas terão que ser cursadas. Para estas duas modalidades pode ser realizado a dispensa da UC ou aplicar Não cursar quando se tratar de UC de Projeto Integrador.

c) Cursos com a modalidade Ensino Superior apresenta as ofertas, no entanto pode ser selecionado quais UCs serão contratadas.
Também pode ser selecionado várias UCs de uma ou mais ofertas, bem como realizar dispensa ou não cursar para as UCs.

d) A opção Selecionar Turma nas disciplinas, permite que o aluno faça a contratação da disciplina e curse em uma turma diferente da que está na rematrícula.

e) Quando acionado a opção Concluir, o sistema realiza uma checagem do saldo do contrato corporativo, caso o saldo é menor que o Total Final das UCs contratadas na rematrícula, o sistema não permite prosseguir com a rematrícula e apresenta a mensagem abaixo:

Para prosseguir com a rematrícula existem algumas alternativas:

  • será necessário dispensar algumas UCs;

  • aplicar Não Cursar para UC de PI se for o caso;

  • contratar as UCs em outra turma de menor valor se for turmas do Ensino Superior;

  • não contratar uma ou mais ofertas;

Isto é, se adequar ao valor disponível no saldo do contrato nesta etapa da rematrícula.

Outra alternativa é a inclusão de receita no contrato, a fim de aumentar o saldo no contrato.

f) As UCs ou ofertas que não forem selecionadas para rematrícula, ficam disponíveis para uma próxima rematrícula e ao acionar a opção Concluir, o sistema notifica que essas UCs devem ser cursadas em momento futuro.

Dado que o sistema efetuou todas as validações e foi selecionado as UCs/Ofertas no qual o aluno será rematriculado, quando acionado a opção Concluir, o sistema segue novamente para a etapa Seleção de Aluno, e desta vez, com o aluno na lista de Alunos Selecionados.

Cada aluno rematriculado possui a opção Editar e Excluir:

  • Editar - permite retornar para as etapas anteriores de rematrícula para a realizações de ajustes que possam ser necessários;

  • Excluir - remove a rematrícula realizada no momento;

Ainda quando editado ou excluído a rematrícula, o sistema atualiza o saldo do contrato conforme esta dinâmica de aumento ou diminuição de valores, pois ao editar pode ser optado por selecionar mais ou menos disciplinas, bem como a remoção da rematrícula pode aumentar o saldo do contrato.


4.1.7. Validar Etapa Final - Conferência

Após concluir a etapa de Seleção de UCs, o sistema apresenta a etapa de Conferência, onde o sistema internamente relaciona à matrícula do aluno existente no contrato, com as novas UCs contratadas na rematrícula para atualizar o consumo do saldo do contrato de acordo com as novas contratações.

Esta etapa antecede a efetivação da rematrícula.

Quando acionado a opção Finalizar Rematrícula, o sistema efetivamente conclui a rematrícula dos Alunos Selecionados e apresenta a tela de conclusão.

A tela de conclusão basicamente possui os dados do contrato, os alunos que compõe o contrato corporativo que foram rematriculados e os financiadores do contrato.

Também são apresentados na tela, as opções de atalho para cadastrar Ficha de Matrícula, Impressão de Contrato e Termos, realizar Nova Rematrícula e anexar documentos ao contrato pela opção Documento de Contrato.

Esta etapa conclui de fato a rematrícula e o sistema realiza um débito do saldo do contrato corporativo conforme os valores das rematrículas dos alunos.

 


4.2. Modalidade Rematricular pela Secretaria

Como citado no início desta documentação, a rematrícula do aluno através da Secretaria pode ser realizada apenas para cursos técnicos e, quando estes cursos possuem ofertas.

Desta forma, para prosseguir com a rematrícula, é necessário acessar o módulo Secretaria, rotina Gestão do Aluno.

Quando aberto a tela, o sistema apresenta a lista de turmas, e deve ser pesquisado pela turma desejada através do filtro de pesquisa.

Após pesquisa, o sistema retorna na listagem o contrato pesquisado, deve ser acionado a opção Mais Opções -> Rematricular

Nota: 

O sistema só apresenta a opção Rematricular para as turmas com oferta. Turmas de oferta única não apresentam a opção de rematrícula.

Após acionar a opção Rematricular, o sistema apresenta a lista de alunos matriculados na turma; deve ser selecionado a oferta no qual deseja fazer a rematrícula do aluno. 

Observe que as ofertas onde o aluno já está matriculado, o aluno é apresentado com o texto informativo Com matrícula na Oferta.

Após selecionar a oferta desejada, selecione os alunos e acione a opção Rematricular.

Em seguida será apresentado a mensagem de confirmação da ação realizada e a efetivação do aluno que contratou a nova oferta da turma.

Esta rematrícula irá reduzir o saldo do contrato corporativo e irá aumentar o valor consumido do contrato.

A contratação pode ser consultada através do módulo Financeiro -> Portal Corporativo ->  Visualização do Contrato.

Nota:

a) Os alunos desabilitados para seleção na rematrícula, são os alunos que já estão matriculados na oferta ou não possuem saldo suficiente no contrato para contratação da oferta selecionada, isto é, o valor da oferta é maior que o saldo no contrato. Nestes casos, não é possível fazer a rematrícula.

Observe na imagem abaixo, a validação para o aluno

b) O sistema permite selecionar alunos para rematrícula que pertencem ao mesmo contrato, enquanto houver saldo no contrato, quando não tiver mais saldo compatível com o valor da oferta, o sistema irá desabilitar a seleção de um novo aluno e irá apresentar a mensagem de saldo insuficiente.

c) Vale lembrar que a rematrícula pela Secretaria pode ter alunos de outros tipos de contrato: Convencional, Receita Antecipada e Contrato Corporativo. 

d) O valor cobrado na oferta rematriculado pode ser originado da turma como também pode ser originado da matrícula em contrato. Se foi realizado a precificação durante a matrícula do aluno, então ao realizar a rematrícula, o sistema irá considerar o preço que foi ofertado ao aluno durante sua matrícula.

 


5. Gerir Portal Corporativo

O Portal Corporativo foi desenvolvido a fim de separar este novo tipo de Contrato (Corporativo) dos demais tipos já existentes no SIG (Receita Antecipada e Convencional).

Este novo tipo, Contrato Corporativo, visa atender as particularidades específicas dos Regionais para esse novo tipo de negociação, onde poderão estar realizando esses novos contratos e tendo suas particularidades atendida em suas negociações tais como:

  • ter várias Unidades Operativas participantes no mesmo contrato;

  • ter seu saldo total sendo consumindo de forma Compartilhada entre várias UOs ou de forma específica por Unidade Operativa participante do contrato;

  • emitir Ordem de Faturamento Centralizada em uma única Unidade Operativa participante do contrato ou Descentralizada, onde as UOs que tiverem CHE poderão emitir suas próprias OFs;

  • tipo de Ordem de Faturamento Avulsa ou Mensal;

  • escolher as modalidades de turmas do contrato de forma específica ou não (Fic/Tec, Superior ou Ambos);

Através deste Menu, é possível realizar todas as tratativas que já são contempladas para os contratos do tipo Receita Antecipada e Convencional, realizar as novas configurações para o contrato corporativo e ainda conseguir visualizar o Histórico de Movimentações deste novo tipo de contrato.

O objetivo desta nova funcionalidade consiste em permitir que o administrador dos contratos do tipo Corporativo possa filtrar e selecionar o contrato desejado para realizar as devidas alterações/manutenções conforme sua necessidade.

Toda e qualquer análise/alteração neste novo tipo de contrato será realizada por este portal (Financeiro\Portal Corporativo).

Abaixo será detalhada todas as opções possíveis do Portal Corporativo.

Para acessar, basta entrar no Menu Financeiro\Portal Corporativo conforme print abaixo.


5.1 Filtro de Pesquisa do Portal Corporativo

Acessando o Portal Corporativo, é possível através do componente padrão de Filtros do SIG, realizar a busca do contrato desejado para análise.

Acessando o Menu Filtro, é possível visualizar as seguintes opções de escolha de campos para pesquisa:

Segue detalhes de cada campo de pesquisa do Filtro e sua respectiva função:

  • Unidade Operativa de Criação do Contrato - Esta é a Unidade Operativa em que o Usuário criou o contrato, geralmente é a Unidade em que o Usuário está logado no sistema no ato da criação do contrato.

  • Unidade(s) Operativa(s) Participante(s) - São as Unidades Operativas em que o cliente irá precisar realizar as matrículas em contrato, podendo ser uma ou várias unidades do Regional.

  • Número do Contrato - Número do Contrato Corporativo (outros códigos de contrato não funcionam neste portal e vice-versa).

  • Situação - Situação do contrato no que se refere a seu estado atual (Anulado, Cancelado, Em Vigor, Encerrado, Rescindido, Pendente Rescisão/Encerramento).

  • Tipo de Faturamento - geração Avulsa (de forma manual conforme a necessidade do cliente) ou Mensal (conforme execução da carga horária executada pela produção).

  • Tipo de Emissão de Faturamento - se a Ordem de Faturamento será gerada e emitida em uma única unidade operativa (Centralizada) ou conforme a execução de sua carga horária na Unidade Operativa da turma de sua referida matrícula (Descentralizada)

  • Gerar Pagamento - filtro conforme negociação financeira Sim (contrato com forma de pagamento já definida), Não (funcionalidade prevista para desenvolvimento futuro).

  • Situação da Parcela - você pode selecionar os contratos conforme o estado atual das parcelas (Em Aberto, Cancelado e Pago).

  • Saldo do Contrato - tipo de consumo do saldo do contrato (Compartilhado, Dividido em Partes Iguais, Informado Manualmente).

  • Pendência de Regularização Financeira - filtro para selecionar contratos que tiverem renegociação financeira não finalizadas, ou que estão pendente de informação de pagamento, ou que tiveram inserção ou redução de receitas, porém não foi realizado a nova negociação para a tratativa das parcelas.

  • Período - filtro de períodos do contrato referente a datas de (Vigência, Vendas, Vencimento, Aditivo e Vencimentos de Parcelas).

  • Responsável - pessoa responsável pelo contrato, podendo ser Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

  • Financiador - pessoa responsável pelo financeiro/pagamento do contrato/ordem de faturamento, podendo ser Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

 

Após a seleção do filtro desejado, o sistema disponibiliza a listagem de todos os contratos caso a busca tenha sido realizada com sucesso, e ao lado de cada contrato é apresentado dois novos botões de ações para os contratos do tipo corporativo que são eles:

1 - Opções Corporativo

2 - Opções Financeiras

Abaixo print de exemplo:

Detalharemos a seguir a funcionalidade desses dois botões.


5.2. Opções Corporativo (Inserir Receita, Reduzir Receita, Modelo de Documento, Movimentações do Contrato)

Este menu é específico para atender as particularidades do Contrato Corporativo, nele você poderá Inserir Receita, Reduzir Receita, incluir Modelo de Documento e ainda analisar o Histórico de Movimentações do Contrato.

Inserir Receita e Reduzir Receita

Esta funcionalidade foi desenvolvida para possibilitar a "Inclusão" e "Retirada" de Valores do saldo total do contrato corporativo, afetando diretamente no valor a ser consumido pelas matrículas em contrato, sejam elas através de saldos compartilhados ou específicos para uma ou mais Unidades Operativas.

A Inserção ou Retirada de receita, também irá proporcionar a manutenção e ajuste dos valores do contrato conforme a necessidade de futura negociação junto ao cliente e o regional.

O objetivo desta nova funcionalidade consiste em permitir que o administrador do contrato possa estar inserindo ou retirando valores do saldo global do contrato corporativo conforme a necessidade do cliente ou do próprio regional no ato de uma futura negociação financeira, implicando diretamente no saldo a ser utilizado para as novas matrículas e rematrículas em contrato.

Exemplo de uma Inserção de Receita

 

Exemplo de uma Redução de Receita

 

5.2.1 Modelo de Documento

Menu responsável por adicionar os modelos de documentos que deverão ser impressos e utilizados pelo contrato corporativo tais como:

  • Aditivo Contratual Corporativo

  • Ficha de Matrícula - Contrato Corporativo

  • Inclusão de Matrícula em Contrato Corporativo


5.2.2 Movimentações do Contrato

Esta funcionalidade é responsável por exibir todos os registros de movimentação de valores do contrato corporativo, seja através de Inserção ou Redução de Receita, através de matrículas, rematrículas ou cancelamento de matrículas.

Caso haja uma Inclusão ou Redução de Receita, é este Menu do sistema que utilizaremos para realizar a verificação do histórico de consumo do saldo do contrato.

Toda e qualquer movimentação realizada através de matrículas, movimentações do aluno pela Secretaria, transferências, desistências, dispensas, evasão ou alguma outra movimentação pedagógica que afete o saldo do contrato, é nesta tela em que será possível realizar esta verificação.

 

Para contratos com Saldo Divididos em Partes Iguais ou Valores Informados Manualmente

O sistema utiliza-se do Filtro da Unidade Operativa para filtrar os Dados e Valores do Contrato e Unidade Operativa Respectivamente.

Abaixo segue print de exemplo:

Para contratos com Saldo Compartilhado entre Unidades Operativas participantes do contrato

O sistema utiliza-se exclusivamente dos valores totais do contrato para apresentação dessas informações.

No Filtro da Unidade Operativa, foi incluído no final do nome da UO um * (asterisco) para identificar qual UO teve consumo no contrato.

O campo de Valor Consumido é respectivamente o valor consumido da Unidade Operativa selecionada no filtro acima.

Abaixo segue print de exemplo:


5.3 14 Opções Financeiras para consulta/ajustes no contrato

Abaixo apresento a vocês o botão de Opções Financeiras, onde é possível selecionar 14 opções para consulta/ajustes no contrato.

5.3.1 Nova Negociação

Opção disponível que permite uma nova negociação financeira no contrato corporativo.

Através desta opção é possível realizar toda e qualquer renegociação financeira do contrato após o mesmo já ter sido criado pelo atendimento.

Esta opção é utilizada para renegociação de parcelas vencidas, para inclusão de juros/multas, para ajustes de valores de Inserção e ou Redução de Receitas ou após a rescisão/encerramento do contrato caso seja necessário renegociar algum valor pendente.

Abaixo detalharemos a função de Negociação Financeira do Contrato Corporativo:

  1. Total a Negociar - é o valor que está em aberto/devido pelos financiadores até o momento desta nova negociação;

  2. Total Negociado - é o valor total de todos os aditivos do contrato já negociados e não cancelados até o momento desta nova negociação;

  3. Botão Mais Opções - função utilizada para realizar descontos, acréscimos, redução de encargos ou para cancelar a negociação financeira atual;

Descontos - opção para adicionar/utilizar voucher de desconto a negociação financeira, onde este valor será aplicado ao valor devido pelo Financiador, não abatendo do saldo negociado do contrato.

Acréscimos - opção para adicionar acréscimos como juros e multas aos financiadores do contrato no momento da negociação financeira caso haja algum valor em atraso;

Redução de Encargos - opção disponível para negociações financeiras possibilitando a remoção de um acréscimo inseridos em negociações anteriores como multas e juros;

Cancelar Negociação - permite o cancelamento da negociação atual em aberta;

  1. Negociar Parcelas - Opção que permite a visualização e negociação das parcelas que desejam ser negociadas.

Através desta opção é possível verificar os Acréscimos do Contrato que serão atribuídos aos financiadores, é possível alterar a data de cálculo de juros e também nas parcelas selecionadas editar os valores cobrados de acréscimos caso seja necessário.

Observação: caso seja editado os valores, o sistema deixa a informação dos valores Sugeridos e Aplicados/Editado; 

Abaixo um print da tela de Negociar Parcelas:

  1. Previsão de Pagamento - Essa opção deve ser utilizada após a seleção das parcelas feitas no passo de Negociar Parcelas, após a inclusão de todos os valores negociados e definidos com os financiadores do contrato a ser pago nesta nova negociação;

Ao clicar nesta opção, Previsão de Pagamento, o usuário será redirecionado para a tela de Previsão de Pagamento (tela já utilizada em outros tipos de contrato) sendo necessário informar como será feito o pagamento destes valores através da inclusão das informações de:

  • Financiadores;

  • Porcentagem de participação que cada financiador irá participar e clicar no botão de Adicionar Financiador;

Adição de Voucher de desconto caso habilitado e caso o financiador tenha algum voucher para ser utilizado;

E por último devemos adicionar a forma de pagamento que será utilizada para cada financiador preenchendo as informações necessárias e clicar em Adicionar Forma de Pagamento;

Após Adicionar Forma de Pagamento, caso seja necessário a remoção após a adição, clicar em Remover.

Para concluir a Previsão de Pagamento/Negociação Financeira, após informar as formas de pagamento dos financiadores, devemos clicar em Aplicar para salvar as informações e voltar para a tela de Negociação Financeira clicando em Concluir.

Observação:
Será obrigatório informar uma justificativa, e após clicar em Salvar, será possível Gerar Boleto, Visualizar Detalhes da Negociação ou Imprimir o Aditivo Contratual.

Para casos de Negociações em que gerem devolução de valores (Saldo a Devolver do Contrato, Evasão, Desistência ou Matrícula Cancelada) será possível também fazer a impressão do Voucher de Devolução.

  1.  Listagem de Aditivos do Contrato - modal que exibe a listagem de aditivos do contrato por financiador e seus respectivos status conforme a seleção ou não das parcelas em Negociar parcelas respeitando o seguinte status do aditivo conforme legenda abaixo:

  1. Total Contrato - agrupamento de informações referente ao valor Total do Contrato negociado para consumo em matrículas em contrato, lembrando que este valor total pode ser dividido em partes iguais, dividido manualmente ou compartilhado entre as unidades operativas participantes do contrato conforme sua necessidade no ato da criação do mesmo.

Valor Contratado - valor e saldo total do contrato negociado.

Total Recebido - valor total recebido até o momento do contrato.

Valor Devolvido - valor devolvido aos financiadores do contrato através de voucher de devolução.

Descontos Desconsiderados - descontos que não são considerados por conta de validade ou por ser condicionais.

 8. Saldo Contrato - informação exclusiva do contrato corporativo referente ao saldo total existente do contrato.

Saldo Total - saldo atual no momento da negociação financeira do contrato (saldo restante para consumo até o momento).

Valor Consumido - valor consumido por matrículas em contrato até o momento da negociação financeira.

Valor a Contratar - valor que será incluído no saldo total do contrato através de uma inserção de receita onde a mesma está pendente de negociação financeira.

Valor a Cancelar - valor que está pendente de negociação por redução de receita no valor do contrato.

 9. Financeiro - informações dedicada a negociação financeira tratada com os Financiadores do contrato, diz respeito aos descontos, acréscimos, encargos, valores a devolver e seu Novo Saldo Contratado.

Subtotal a Receber - diferença entre o Valor Total Contratado e Total Recebido, podendo ser consultado a conta correta através do ícone de informação.

Acréscimos - valores acrescidos por juros, multas ou outros acréscimos do contrato.

Descontos Incondicionais - descontos utilizados através de vouchers de devolução em nome do financiador e que não tenha nenhuma condição específica para uso.

Redução de Encargos - valor deduzido do financeiro do contrato referente a algum encargo cobrado indevidamente ou retirado da negociação financeira.

Total a Receber - valor total a receber após todas as tratativas do financeiro do contrato.

Descontos Condicionais - descontos utilizados por vouchers de devolução com condições de utilização pré-definidas ou com prazo de vencimento definidos para uso.

Valor a Devolver - valor a devolver ao financiador do contrato caso haja algum, este sendo devolvido através de um voucher de devolução.

Novo Valor Contratado - Valor Atual contratado para o Contrato conforme condições acima negociadas.

 

5.3.2 Rescindir/Encerrar Contrato

Funcionalidade disponibilizada para realizar a Rescisão/Encerramento do contrato corporativo quando necessário.

Para que seja possível utilizar esta funcionalidade e conseguirmos rescindir e ou encerrar um contrato, é necessário que a situação do contrato em outras áreas como pedagógica, estados finais do aluno e a situação financeira das parcelas do contrato estejam todas validadas, ou seja, sem nenhuma pendência de informação ou pagamento.

Caso tenhamos no contrato alguma pendência pedagógica referente ao aluno, não será possível encerrar o contrato e o mesmo terá uma mensagem de alerta apresentada ao usuário como:

Já para contratos que estejam tudo OK dentro do contexto pedagógico, porém com alguma pendência financeira, ao clicar em rescindir/encerrar contrato, será apresentada a mensagem de:

Para contratos que apresentam a mensagem de Pendente de Regularização Financeira, ao tentar realizar a rescisão, seremos direcionados para a tela Negociação Financeira e será apresentada a mensagens de alerta conforme print abaixo:

Após a negociação financeira das parcelas feitas e as mesmas baixadas pelo PDV caso necessário, o contrato será alterado para o estado de Pendente de Rescisão/Encerramento, ai sim será possível realizar a rescisão/encerramento do contrato clicando novamente no botão de Rescindir/Encerrar Contrato.

Observação: para que um contrato possa ser Rescindido e ou Encerrado, não deverá existir nenhuma pendência Financeira ou Pedagógica para o mesmo.


5.3.3 Negociações do Contrato

Funcionalidade disponibilizada para verificar e analisar todas as negociações e aditivos realizados no contrato corporativo.

Nela é apresentada também o histórico de negociações com o registro de data, responsável e o número do aditivo do contrato.

Abaixo segue exemplo de como as informações são apresentadas e a possibilidade de analisar cada uma clicando nos botões de:

  • Visualizar - 

Visualiza a negociação financeira escolhida e suas particularidades;

  • Imprimir Aditivo do Contrato - 

caso haja alguma negociação financeira feita após a criação do contrato será possível imprimir o aditivo do contrato;

  • Impressão do Contrato - 

será possível imprimir o contrato corporativo original feito na primeira negociação;

5.3.4 Editar Contrato

Funcionalidade disponibilizada para editar algumas informações do contrato caso seja necessário após a sua criação como:

  • Vigência Final - 

data término da vigência do contrato;

  • Tipo de Pessoa - 

alterar o tipo de pessoa ou o responsável do contrato (não impacta nos dados financeiros e nem nos financiadores do contrato);

  • Descrição - 

alterar o campo de descrição do contrato;

  • Justificativa de Alteração - 

informar a justificativa/motivo da alteração destas informações do contrato;

 

Abaixo segue print da tela, onde os campos com * (asterisco) são de preenchimentos obrigatório:

 

5.3.5 Histórico do Contrato

Funcionalidade responsável por exibir o histórico de alterações realizadas no contrato através do botão Editar Contrato.

Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração no contrato será exibido a informação abaixo:

Caso o contrato tenha sofrido alguma alteração, será exibido o histórico de alteração para as seguintes informações alteradas:

5.3.6 Opções do Contrato

Funcionalidade disponível para poder informar se o contrato poderá ou não gerar devolução de valores em casos onde o contrato for encerrado e seu valor total ainda não foi utilizado.

Por padrão, todos os contratos corporativos vêm liberados para gerar devoluções, e caso seja necessário, todo e qualquer valor a ser devolvido será feito através de Vouchers de Devolução.

Para a configuração do campo Gerar Voucher de Devolução será possível escolher entre duas opções:

  • SIM - ao efetuar a rescisão do contrato, em casos onde o valor total contratado ainda não tenha sido utilizado, será gerado voucher de devolução;

  • NÃO - ao efetuar a rescisão do contrato, em casos onde o valor total contratado ainda não tenha sido utilizado, não será gerado voucher de devolução;

Será obrigatório informar uma Justificativa para salvar a alteração.

Abaixo print de exemplo da tela:

 

5.3.7 Anexos do Contrato

Funcionalidade que permite a visualização dos anexos do Contrato, assim como anexar novos documentos ao contrato e excluir documentos já anexados.

Para inserir um novo anexo deverá ser informado documento ou anexo devemos seguir o passo abaixo:

  • Escolher o Tipo de Documento;

  • Clicar em Anexar Arquivo para localizar o arquivo que deve ser anexado ao contrato corporativo e seu arquivo já estará adicionado ao contrato;

Para visualização do arquivo devemos clicar em Download e depois abrir o arquivo baixado.

Para excluir um arquivo devemos clicar em Excluir.

Abaixo um print da tela com os exemplos e informações destacadas:

 

5.3.8 Reabrir Contrato

Funcionalidade desenvolvida para realizar o processo de reabertura do contrato caso haja a necessidade do mesmo.

Para que seja possível realizar a reabertura de um contrato, deveremos escolher um contrato que esteja com o estado rescindido/encerrado, clicar no botão Opções Financeiras\Reabrir Contrato e será apresentado uma mensagem de Atenção conforme print abaixo:

Caso a opção escolhida seja não, a modal é fechada e retornado para a listagem de contratos.

Caso a opção escolhida seja SIM, o contrato é reaberto, seu status é alterado para Em Vigor e será possível visualizar o contrato e realizar ajuste conforme a necessidade do usuário.

 

5.3.9 Visualização do Contrato

Funcionalidade disponibilizada para visualizar todas as informações necessárias do contrato que foram acordadas no ato da criação e da sua negociação financeira.

Estas informações estão disponibilizadas em blocos de informações e em abas para facilitar a análise dos dados, abaixo detalharemos essas possibilidades. 

Ao entrar no menu de visualização do contrato, a primeira informação apresentada são os dados de configuração do contrato como:

  • Número do Contrato Corporativo

  • Unidade Operativa de Criação do Contrato

  • Tipo do Contrato

  • Saldo do Contrato - como o saldo total do contrato será consumido e dividido entre as unidades operativas participantes dos mesmos;

  • Tipo de Faturamento - 

se o mesmo será:

Avulso (conforme acordado/necessidade do cliente)

Mensal (conforme execução de carga horária pela produção)

Observação: lembrando que não será possível alterar esta opção após a criação do contrato.

  • Modalidades de turmas permitidas no contrato - se será FIC/TEC, Ensino Superior ou Ambos

  • CPF do Responsável do contrato

  • Vigência do Contrato

  • Recurso Financeiro do Contrato

  • Tipo de Emissão de Faturamento - se este será:

Centralizado (escolhido uma única unidade operativa participante para e emissão das OF);

Descentralizado (unidades operativas com carga horária executada emitirão suas próprias OF);

Referente ao bloco de informações de Valores, segue detalhamento:

  • Valor Contratado - valor total do contrato negociado a ser consumido pelas matrículas em contrato;

  • Valor Consumido - valor total até o momento da análise referente a todas as matrículas em contrato;

  • Valor Restante - saldo em aberto para consumo no contrato para futuras matrículas;

Abaixo detalharemos as abas existentes dentro da tela de Visualização do Contrato e suas respectivas particularidades:

I - Matrículas - informações referentes a todas as matrículas em contrato por Unidade Operativa\Aluno\Turma\Oferta e seus respectivos valores;

II - Termos e Condições - Informações referente a termos e condições do contrato e seus alunos;

III - Financiadores - informações referentes aos financiadores e seus respectivos valores de participação e aditivos do contrato.

IV - Desconto Incondicional e Desconto Condicional - caso seja aplicado algum voucher de desconto, será apresentado as informações dos mesmos e seus respectivos valores;

V - Acréscimos - informações referentes aos acréscimos do contrato como Multas e Juros por atraso nas parcelas em aberta.

VI - Parcelas - informações referente as parcelas negociadas do contrato.

Nesta funcionalidade é possível visualizar as parcelas canceladas, o Financiador das respectivas parcelas, o aditivo daquela parcela em contrato, o número da parcela, informações referente a forma de pagamento, datas, valores, status e clicando no botão Mais Opções será exibido a opção de impressão desta parcela.

Observação: clicando na seta “Aditivo/Parcela” será expandido o accordion da parcela para maior detalhamento das informações da parcela escolhida.

VII - Devoluções - informação referente a voucher de devoluções gerados no contrato por algum motivo de rescisão/encerramento aonde não houve o consumo completo do saldo, porém já houve algum pagamento que necessite de devolução para os financiadores do contrato.

VIII - Faturamento - caso não haja nenhuma OF emitida para o contrato/financiadores, a informação será apresentada da seguinte maneira:

Para o financiador Célia, que teve seu aditivo cancelado, aparecerá de forma zerada todos os valores para este financiador.

Para o Financiador Maurício, que existe valores a serem faturados, aparecerá os valores disponíveis e a mensagem que ainda não existe Ordem de Faturamento Gerada.

Para contratos que já teve alguma emissão de Ordem de Faturamento para algum financiador, será exibido as informações por Financiadores do Contrato com suas respectivas faturas, tipo de emissão, valores, data, números da fatura e status da fatura.

 

IX - Receita a Executar - informações referentes a contabilização das parcelas do contrato, onde as mesmas serão integradas com o ERP financeiro do contrato.


X – Imprimir Contrato e Termos

Funcionalidade para gerar a reimpressão do Contrato e Termos do Contrato.


XI – Pendências Financeiras

Funcionalidade que só funciona para contratos do tipo convencional quando acontece alguma alteração dentro do contexto pedagógico que irá impactar financeiramente o valor do contrato do aluno.

Ao tentar acessar o Menu, será apresentado uma mensagem de Atenção como já ocorre para contratos do tipo Receita Antecipada.

XII - Alterar Responsável pela Pesquisa de Satisfação do Contrato

Funcionalidade responsável por alterar o responsável pela pesquisa de satisfação do contrato e disponível somente para contratos com o tipo de financiador Pessoa Jurídica.

Caso o responsável seja pessoa jurídica será possível alterar os dados assim que clicar no botão conforme exemplo abaixo:

XIII - Ordem de Faturamento

Funcionalidade disponível para emissão das Ordens de Faturamento do contrato corporativo por financiador do contrato.

Para a emissão e geração da ordem de faturamento, a mesma deverá respeitar a opção do Tipo de Faturamento, sendo somente duas opções:

 Avulsa - realizada conforme a necessidade do cliente/regional, sendo esta opção utilizada para todo o contrato e enquanto houver saldo a ser consumido/emitido;

 Mensal - realizada pelo processo de emissão por CHE, através das informações de fechamento de produção, dentro do contexto da produção, sendo esta a opção escolhida deverá ser utilizada até o término do contrato e ou enquanto houver saldo a ser executado/consumido;

Toda e qualquer ordem de faturamento é integrada ao ERP MXM após sua emissão no SIG, seja ela no formato Mensal ou Avulsa.

Abaixo um print do exemplo de um contrato com Emissão de Ordem de Faturamento:

XIV - Relatório de Faturamento

Funcionalidade para extrair as informações referente a Emissão de Ordem de Faturamento no SIG para o respectivo contrato selecionado.

Ao clicar neste botão o sistema disponibilizará um download do relatório em formato PDF ao usuário.

Abaixo segue print do relatório com base nas informações acima apresentada:

XV - Parcelas

Funcionalidade que permite o usuário analisar e gerenciar todas as informações referente as parcelas financeiras do contrato e seus respectivos status.

Para a correta utilização desta função, devemos nos atentar a regra do Botão Filtro, pois nele existe 4 opções de marcação de status da parcela, sendo elas:

 A Vencer - parcela que ainda irá vencer, deve ser provisionado o seu pagamento;

Cancelada - esta opção por padrão vem desmarcada do filtro, são todas as parcelas canceladas do contrato através de alguma renegociação financeira;

 Paga - todas as parcelas recebidas e baixadas no sistema;

 Vencida - todas as parcelas que não foram pagas e estão em atraso no sistema e muito provavelmente haverá cobrança de acréscimos (juros e multas);

Observação: No botão Mais Opções é possível realizar o download do boleto ou copiar a URL do mesmo para pagamento.

Abaixo um exemplo da tela de parcelas e suas respectivas informações.

 


5.4 Alteração de receita - Incluir/ Reduzir receita

Funcionalidade desenvolvida para possibilitar a "Inclusão" e "Retirada" de Valores do saldo total do contrato corporativo, afetando diretamente no valor a ser consumido pelas matrículas em contrato, sejam elas através de saldos compartilhados ou específicos para uma ou mais Unidades Operativas.

O objetivo desta nova funcionalidade consiste em permitir que o administrador do contrato possa estar inserindo ou retirando valores do saldo global do contrato corporativo conforme a necessidade do cliente ou do próprio regional no ato de uma futura negociação financeira, implicando diretamente no saldo a ser utilizado para as matrículas em contrato.

Esses valores podem ser utilizados conforme a configuração do contrato corporativo, seja ele através de saldo compartilhado, divididos em partes iguais ou informado manualmente.

Abaixo exemplo de como a funcionalidade funciona para + Inserir Receita:

Acessar o Menu Financeiro do SIG\Portal Corporativo

Na listagem de contratos corporativos, utilizar o botão de Opções Corporativo.

Escolher a Opção de + Inserir Receita

Após clicar na opção de + Inserir Receita, o sistema abrirá a tela exibindo a informação do saldo atual do contrato para consumo, o campo de preenchimento de Valor do Acréscimo e a forma de divisão desses valores, conforme configuração do contrato corporativo.

Para contratos de saldo compartilhado o sistema já faz o rateio de forma automática, conforme print abaixo.

Para contratos onde a configuração do consumo de saldo é de forma Dividida em Partes Iguais o sistema também faz o rateio dos valores de forma automática ou possibilitando o usuário informar de Forma Manual como os valores poderão ser rateados/utilizados para as respectivas Unidades Operativas conforme exemplo abaixo.

Para toda Inserção ou Retirada de Saldo do contrato, é obrigatória o preenchimento do campo justificativa.

Após finalizar a inserção de receita e distribuição dos valores conforme a configuração do contrato, a mesma deverá ser salva.

Observação: Toda inserção ou redução de receita, gera para o contrato corporativo, Pendência de Regularização Financeira conforme demonstrado na imagem abaixo.

Considerações

Para o processo de Retirada de Receita a regra de negócios e o comportamento das telas são as mesmas, com a diferença de que o valor será retirado do saldo total do contrato que ainda falta ser consumido.

 


5.5 Rateio Contrato Corporativo

Funcionalidade desenvolvida para controlar os valores a serem pagos proporcionalmente pelos financiadores na emissão da Ordem de Faturamento pela Produção.

A tabela de rateio possui as proporções de valores de cada disciplina das matrículas vinculadas ao contrato conforme a precificação vigente na matrícula e por financiador, e a Produção faz uso desta tabela para realizar o cálculo dos dias letivos executados da turma, e assim conforme os percentuais de participação previstos de pagamento do financiador no contrato, sabe-se quanto do contrato corresponde para cada financiador ao realizar o faturamento.

Este controle de valores de Rateio é utilizado para Contratos Convencionais, Receitas Diversas, Receita Antecipada e agora também para Contratos Corporativos.

Além dos cálculos de valores brutos das disciplinas contratadas, o rateio realiza o cálculo dos valores líquidos de cada disciplina conforme os descontos incondicionais e condicionais pagos pelo financiador.

Abaixo é listado os procedimentos e funcionalidades que podem alterar os Valores das Matrículas e que devem gerar registros de Rateio para envio à Produção:

  • Matrícula

    • Interrupção de Matrícula

      • Evasão;

      • Cancelamento;

      • Desistência;

      • Erro de Lançamento;

    • Descontos Condicionais e Incondicionais

  • Rematrícula

  • Alteração de Estado do Aluno

    • Transferência Interna;

    • Transferência Externa

    • Não Cursar;

    • Rescisão Contratual;

  • Negociação Financeira

 

Apresentação dos Valores de Rateio do Contrato Corporativo

Os valores de Rateio do Contrato Corporativo podem ser visualizados em Home/ SIG - Financeiro/ Portal Corporativo/ Negociações do Contrato/ Visualização da Negociação Financeira

Toda vez que é realizado uma renegociação financeira do contrato que altera os valores de proporção dos financiadores, o sistema também apresenta as parcelas canceladas da negociação anterior gerando novo rateio referente aos novos valores negociados.

 


5.6 Atualização de saldo e histórico de movimentações do Contrato Corporativo

Esta funcionalidade, Histórico de Movimentações do Contrato, contempla as movimentações contidas no módulo Secretaria que atualizam o saldo do contrato corporativo e inclui no histórico de movimentações dele qual ação foi realizada e quando ocorreu.

As funções e movimentações que o afetam são:

  • Rematrícula;

  • Desistência/Evasão;

  • Cancelar Matrícula;

  • Trancar Matrícula;

  • Transferência Interna;

  • Transferência Externa;

  • Saída Intermediária;

  • Integralizado

  • Recuperação de Unidade Curricular;

  • Erro de Lançamento;

  • Aluno Falecido;

  • Não Cursar UC de PI;

  • Desfazer Não Cursar UC de PI;

 

Módulo Secretaria\Gestão do Aluno

Através da gestão do aluno podemos realizar o controle e gerenciamento específico e detalhado de alunos a nível de turma, oferta e unidade curricular. Destacam-se neste contexto a operação Rematrícula para turmas divididas em ofertas.

A tela inicial apresenta turmas em processo, conforme opção inicial de filtro para o estado da turma.

Através do menu Mais Opções é possível visualizar Detalhes da Turma, imprimir ata de resultados finais, realizar Rematrícula em cursos divididos em ofertas e justificar falta de um aluno por período. Vamos destacar as opções Detalhes da Turma e Rematrícula:

Em Detalhes da Turma é apresentado a tela Lista de Alunos:

  1. Código, o Nome da Turma e a modalidade da Turma.

  2. Dados do cadastro da Turma.

  3. Aba Turma com o(s) aluno(s) matriculado(s).

No bloco com os dados do aluno temos o menu Situações do Aluno com várias funcionalidades da matrícula:

Abaixo detalharemos na ordem exibida no menu Situações do Aluno da aba Turma todas as funcionalidades:


5.6.1 Desistência/Evasão

Opção em que é apresentado uma janela com vários campos. Em "Ação" terá as opções "desistência" ou "evasão" e no campo "Data de Ocorrência" deve ser selecionado a data que foi evidenciada a desistência:

a. Desistência: é o estado da matrícula do aluno que não compareceu a nenhuma aula.

Enquanto o curso for realizado, o aluno é considerado "em processo", caso seja evidenciada a desistência por meio da formalização do aluno ou da escola, mesmo que o curso esteja em processo, o aluno terá o status alterado para "desistente".

Para efeito de valores no contrato, é contada toda a carga horária até o fim do curso para alunos em processo, caso seja evidenciada a desistência, a mesma deve ser interrompida a contagem da carga horária e será devolvido para o saldo do contrato as horas não cursadas conforme registrado no histórico a mudança de status na matrícula do aluno e apresentado o valor consumido pelas horas cursadas até a sua data de desistência:

I) quando não há frequência lançada no curso para Data de Ocorrência informada e nem faltas, então o sistema acadêmico não permite a desistência e apresenta esta mensagem:

II) quando há frequência lançada no curso, para a Data de Ocorrência informada, o sistema acadêmico apresenta esta outra mensagem:

b. Evasão: é a matrícula de um aluno que frequentou no mínimo uma aula, tendo comunicado ou não o desejo de não continuar no curso.

É contada a carga horária até o momento do pedido de evasão no sistema acadêmico e será devolvido para o saldo do contrato as horas não cursadas, registrado no histórico a mudança de status na matrícula do aluno e apresentado o valor consumido pelas horas cursadas:

I) quando há alguma frequência lançada no curso, mas não completou a primeira aula, então o sistema acadêmico não permite a evasão e apresenta esta mensagem:

c. Unidade Curricular da Turma: é possível informar que houve desistência/evasão do aluno para uma unidade curricular e não na turma expandindo o menu "Mais opções" do aluno. Vale lembrar que a regra é a mesma aplicada para Turma:

I) Desistência/Evasão: na janela seguinte ao selecionar Desistência mais a Data de Ocorrência, o sistema acadêmico não deve permitir a desistência porque ainda há dias letivos sem frequência lançada. Entretanto, ao selecionar a opção Evasão mais a Data de Ocorrência o sistema aceitará a solicitação alterando o status para "evadido", desde que o aluno tenha presença marcada na primeira aula:


5.6.2 Cancelar Matrícula

Funcionalidade para matrícula de aluno que solicitou formalmente o cancelamento antes da frequência no curso.

É contada a carga horária até o momento do pedido do cancelamento no sistema e será devolvido o saldo total ao contrato e registrado no histórico a matrícula cancelada:

a) Quando há alguma frequência lançada no curso o sistema acadêmico não permite o cancelamento:

b) Após confirmar o cancelamento será alterado o status do aluno "em processo" para "matrícula cancelada":


5.6.3. Trancar Matrícula

Funcionalidade para matrícula de aluno que solicitou formalmente a interrupção da matrícula por tempo determinado ou compulsoriamente podendo voltar para o mesmo curso.

É contada a carga horária até o momento do pedido de trancamento no sistema acadêmico e devolvido para o saldo do contrato as horas não cursadas e registrado no histórico a matrícula trancada:

a) Quando o curso for da modalidade FIC/TEC o sistema acadêmico não permitirá trancar a matrícula:

 

b) Quando não há frequência lançada no curso o sistema acadêmico não permite trancar a matrícula:


5.6.4. Transferência Interna

Funcionalidade para a matrícula do aluno que obteve transferência interna para outro título de curso no mesmo Departamento Regional.

É contada a carga horária até o momento em que fica evidenciada a transferência do aluno. Durante o processo de transferência, a matrícula do aluno no curso é cancelada e o saldo total do curso é devolvido para o contrato.

Então uma nova matrícula é realizada e consumido um novo valor do saldo da unidade operativa: 

a) Uma vez realizada a transferência interna, o aluno muda o status "em processo" para "transferência interna":

b) Ao finalizar a nova matrícula é apresentado com o status de "transferência interna" a turma que o aluno saiu e com o status de "nova matrícula" a nova turma:


5.6.5. Transferência Externa

Funcionalidade para a matrícula do aluno que obteve transferência para outro Departamento Regional (ou qualquer outra unidade escolar), para o mesmo eixo tecnológico.

É contada a carga horária até o momento do pedido de transferência no sistema acadêmico.

Nas movimentações do contrato o valor consumido pela matrícula será devolvido e registrado no histórico toda essa movimentação no contrato:

a) Uma vez realizada a transferência externa, o aluno muda o status "em processo" para "transferência externa":

Observação: antes de finalizar a transferência externa o sistema acadêmico alerta sobre o desligamento do aluno no curso atual.


5.6.6. Saída Intermediária

Funcionalidade para a matrícula do aluno que obteve qualificação profissional técnica ou tecnológica intermediária, encerrando a matrícula no curso de origem.

É contada a carga horária até o momento do pedido da saída intermediária no sistema acadêmico e na tela de movimentações do contrato apresentará o valor consumido.

a) Apenas cursos com Certificação Intermediária:

b) Se o aluno não estiver aprovado não será possível registrar essa opção:


5.6.7. Integralizado

Funcionalidade para a matrícula do aluno que concluiu todas as etapas/módulos de um curso, mas não entregou a comprovação do estágio obrigatório, não finalizou o estágio ou o TCC ou não conseguiu receber o status final devido o conselho de classe, pendência em documentos ou solicitação de verificação de notas.

A contagem da carga horária já foi realizada enquanto o aluno estava em processo, não sendo contada nesse período, e o saldo do contrato corporativo foi consumido.

 

a) Na tentativa de efetuar a matrícula integralizada poderá aparecer uma mensagem, caso não estejam atendendo as regras:

b) Uma vez realizada a dispensa, o aluno muda o status "em processo" para "dispensa de unidade curricular":

c) Com a dispensa do aluno em todas as unidades curriculares o valor do saldo consumido no contrato será devolvido e registrado no histórico essas movimentações:

 


5.6.8. Aluno Falecido

Funcionalidade para a matrícula do aluno que, durante o curso, faleceu.

Caso não seja evidenciado o falecimento, o aluno terá o status de "em processo" até o final do curso.

Ao fim do curso, caso não seja evidenciado o falecimento, será atribuído o status final de evadido.

É contada a carga horária até o momento que fica evidenciado o falecimento do aluno e devolvido ao saldo do contrato as horas não cursados da turma.

a) É necessário que o aluno tenha frequência registrada na turma:


5.6.9. Erro de Lançamento

Funcionalidade para a funcionalidade que permite retornar ao estado anterior da matrícula do aluno na turma localizado em Situações do Aluno da Turma:

a) Apresento a tela com o estado atual do aluno e o novo estado do aluno (anterior) para validar o procedimento antes de confirmar:

b) Apresento a tela de movimentações do contrato com o novo saldo consumido no contrato e o registro no histórico informando a Mudança de estado:

 


5.6.10. Histórico de Alterações de Estado

Funcionalidade de apresentar o registro do histórico dos estados da matrícula do aluno na turma e quando utilizou as funcionalidades.

Fica localizado em Situações do Aluno da Turma e abaixo apresento uma amostra de uma aluna que houve mudança de estado através da funcionalidade Erro de lançamento.

Ela estava com estado "reprovado" e depois do Erro de lançamento o estado foi "em processo":

 


5.6.11. Recuperação de Unidade Curricular

Funcionalidade que permite a recuperação de um aluno reprovado nas modalidades de ensino técnico ou superior localizado em Mais Opções da Unidade Curricular:

a) É possível selecionar outra unidade curricular para recuperação:

 

b) Após concluído a recuperação e selecionado a unidade curricular o sistema acadêmico apresentará uma badge informando em qual turma será a recuperação:

c) Apresento a tela de movimentações do contrato com o novo saldo consumido no contrato e o registro no histórico informando a Recuperação de UC.

d) Apresento a tela de Visualização do Contrato\Matrícula a aluna que está em recuperação com a badge vermelho, e em amarelo a nova turma:

 


5.6.12. Não Cursar UC de PI

Funcionalidade que permite ao aluno, depois de matriculado, não cursar em uma unidade curricular o projeto integrador.

O estado do aluno na turma continua "em processo" devido as outras UCs na qual está matriculado:

a) Será devolvido para o saldo do contrato o valor da UC do projeto integrador que não havia nenhuma carga horária executada e registrado no histórico de movimentações:

 


5.6.13. Desfazer Não Cursar UC de PI

Funcionalidade que permite ao aluno, depois de ter optado por Não Cursar, desfazer o Não Cursar do projeto integrador em uma Unidade Curricular:

a) O sistema acadêmico alertará sobre novas cobranças no contrato do aluno:

 

 

b) Será debitado no saldo do contrato o valor da UC do projeto integrador e registrado esta ação no histórico de movimentações:

 


5.6.14. Rematrícula

Funcionalidade que permite matricular o aluno nas demais Ofertas da turma que ele está cursando na unidade operacional.

Para rematricular um aluno em outra Oferta o sistema acadêmico irá validar se há saldo no contrato disponível.

Em movimentações do contrato serão apresentados o valor consumido e o registro no histórico de nova matrícula:

a) Quando o aluno está matriculado na Oferta o sistema acadêmico não permite a rematrícula:

b) Quando há uma Oferta Liberada para matrícula e o aluno não se matriculou o sistema acadêmico permitirá a rematrícula:

 


6. Ordem de faturamento

Esta nova funcionalidade foca na emissão da Ordem de Faturamento de contratos do tipo Corporativo.

A funcionalidade foi melhorada para atender as particularidades de emissão de OF e de consumo de saldo do contrato corporativo por financiador e unidades operativas participantes tais como:

  • Tipo de Consumo do Saldo do Contrato - como o saldo total do contrato será consumido e dividido entre as unidades operativas participantes e emissoras do contrato;

  • Financiadores do Contrato - como o saldo de emissão da OF e o Saldo Do Contrato serão utilizados para a emissão e controle por financiador/unidade operativa;

  • Tipo de Faturamento - geração do tipo Mensal (pela produção e che) ou tipo Avulso (conforme a necessidade do regional);

  • Tipo de Emissão do Faturamento - em qual ou quais unidades operativas participantes do contrato será emitido a OF,  Centralizado (emissão em uma única UO participante do Contrato), Descentralizada (conforme a CHE da UO que teve matrícula ou conforme necessidade do usuário);

Este novo tipo de contrato, tem por finalidade, absorver toda as exceções não atendidas pelos contratos convencionais e de receita antecipada, sendo possível escolher as opções de Emissão de Ordem de Faturamento e o seu consumo de saldo por:

  • Unidade Centralizadora;

  • Todas as Unidades Participantes do Contrato com matrículas realizadas;

  • Geração de OF no Formato Mensal;

  • Geração de OF no Formato Avulso;

  • Geração de OF por porcentagem de participação dos Financiadores do Contrato;

Para aprimorar a processo de emissão de ordem de faturamento para o contrato corporativo, foi necessário reajustar todo o processo de emissão e controle de OF para que contemplasse este novo tipo de contrato e suas particularidades.

Toda esta implementação foi realizada para atender a necessidade de emissão Avulsa, Mensal, Centralizada e Descentralizada.

Abaixo descreveremos as principais regras de negócio para emissão da Ordem de Faturamento do Contrato Corporativo:

  • Contrato com 1 ou mais Financiadores

  1. Toda emissão de Ordem de Faturamento é emita para os Financiadores do Contrato;

  2. O saldo de emissão dessas OFs é respectivamente proporcional a porcentagem de participação de cada financiador do contrato conforme negociação financeira do mesmo;

  3. Para que seja possível emitir uma OF para algum Financiador do contrato, é necessário que a Unidade Operativa emissora da OF esteja corretamente configurada e integrada ao MXM;

  • Emissão de OF Centralizada

  1. Toda emissão de Ordem de Faturamento respeitará a Unidade Operativa Centralizadora escolhida no momento da criação do contrato;

  2. Toda e qualquer OF gerada, seja no formato Avulso ou Mensal, será emitida pela UO Centralizadora da emissão, respeitando a porcentagem de participação de cada Financiador até o consumo total do seu saldo;

  3. Saldo Compartilhado - todo o saldo do contrato será utilizado para a emissão de OF pela UO Centralizadora do contrato, onde esta emissão será dividida proporcionalmente para seus financiadores conforme porcentagem de participação de cada um na negociação financeira do contrato, podendo ser gerado várias OFs até a proporção máxima de cada financiador;

  4. Saldo Dividido em Partes Iguais - o saldo de cada Unidade Operativa será utilizado para a emissão da OF pela UO centralizadora do contrato,  onde esta emissão será dividida proporcionalmente para seus financiadores conforme porcentagem de participação de cada um na negociação financeira do contrato, sendo gerado na proporção de cada financiador do contrato;

  • Emissão OF Descentralizada

  1. A emissão da Ordem de Faturamento poderá ser feita em qualquer Unidade Operativa participante do contrato corporativo;

  2. Toda e qualquer OF gerada, seja no formato Avulso ou Mensal, será emitida por qualquer UO Participante do Contrato, respeitando a porcentagem de participação de cada Financiador até o consumo total do seu saldo;

  3. Saldo Compartilhado - todo o saldo do contrato será utilizado para a emissão das OFs pelas UOs Participantes do contrato até seu consumo total de emissão, onde esta emissão será dividida proporcionalmente para seus financiadores conforme porcentagem de participação de cada um na negociação financeira do contrato;

  4. Saldo Dividido em Partes Iguais - o saldo de cada Unidade Operativa será utilizado para a emissão da OF para a respectiva UO emissora, onde esta emissão será dividida proporcionalmente para seus financiadores conforme porcentagem de participação de cada um na negociação financeira do contrato;

  • Emissão Mensal

  1. Emissão Centralizada - todo período de execução da turma, onde teve dias letivos gerados e previsto para o período, será considerado para alunos matriculados como se fosse a carga horária executada da turma/aluno para a utilização dos valores contábeis para a emissão da OF, onde independente de qual unidade operativa teve execução de turma no período, será emitida esse valor pela UO Centralizadora do contrato até o limite máximo do saldo do contrato/financiadores;

  2. Emissão Descentralizada - todo período de execução da turma, onde teve dias letivos gerados e previsto para o período, será considerado para alunos matriculados como se fosse a carga horária executada da turma/aluno para a utilização dos valores contábeis para a emissão da OF, a emissão de OF ocorrerá respectivamente para cada UO que teve turma executada no período conforme a proporcionalidade de seus financiadores;

  • Emissão Avulsa

    1. Emissão Centralizada - o usuário emite a OF de forma manual na UO Centralizadora de emissão conforme a necessidade do cliente até o saldo total do contrato e conforme a proporção de cada financiador;

    2. Emissão Descentralizada - o usuário emite a OF conforme combinado com o cliente nas UOs Participantes do contrato conforme a distribuição do saldo e a proporção de cada financiador no ato da criação do contrato;

Abaixo detalharemos todo o processo de geração de uma Ordem de Faturamento, seja através do contexto Avulso ou Mensal.

Observação: Toda a regra de consumo e controle do saldo do contrato para a emissão da OF já fora detalhado acima.

 


6.1. Detalhamento opção Ordem de Faturamento

Para realizar o processo de emissão de uma ordem de faturamento, é necessário que exista já um contrato corporativo criado com a sua respectiva configuração (Tipo de Faturamento) na modalidade avulsa ou mensal.

Partindo desta premissa, deveremos no Portal Corporativo localizar o contrato que desejamos Gerar a OF, clicar no botão Opções Financeiras do contrato desejado e escolher a opção Ordem de Faturamento conforme print abaixo:

Para exemplificar os detalhes desta tela utilizaremos o contrato 2023.1.3971 que ainda não teve nenhuma OF gerada:

 

  1. Informações referente a configuração do contrato no ato de sua criação:

    1. Tipo de Faturamento - Avulso (usuário gera a OF quando necessário ou conforme acordado com o cliente);

    2. Tipo de Saldo - Compartilhado (qualquer unidade operativa participante pode utilizar esse saldo para geração de OF, lembrando que o valor gerado para cada financiador respeitará a sua proporcionalidade de participação em contrato);

    3. Tipo de Emissão do Faturamento - Descentralizado (qualquer unidade operativa participante do contrato pode gerar OF);

  2. Informações referente aos Valores dos Serviços Contratados:

    1. Valor Bruto - valor total do contrato sem descontos incondicionais aplicados na negociação financeira;

    2. Valor Líquido - valor líquido considerando somente os descontos incondicionais aplicados na negociação financeira do contrato para seus respectivos financiadores;

  3. Informações referente aos Valores de Ordem de Faturamento Gerado:

    1. Valor Bruto - valor total bruto gerado de Ordem de Faturamento até o momento da consulta nesta tela sem os descontos incondicionais aplicado;

    2. Valor Líquido - valor total líquido gerado de Ordem de Faturamento até o momento da consulta nesta tela (considerando a proporção do desconto incondicional para cada financiador e OF gerada);

  4. Informações referente aos Valores de Ordem de Faturamento Restante:

    1. Valor Bruto - saldo restante total bruto para futura geração de ordem de faturamento;

    2. Valor Líquido - saldo total líquido restante para futura geração de ordem de faturamento considerando os descontos incondicionais aplicado a negociação financeira e a seus respectivos financiadores;

  5. Informações referente aos valores de participação para cada Financiador do contrato:
    Cada Financiador tem seu respectivo percentual de participação no contrato, e este é o valor máximo que será apresentado para poder gerar suas Ordens de Faturamento nas respectivas Unidades Operativas participantes do contrato.

    Para os valores líquidos do contrato, o sistema só considera descontos incondicionais para a emissão da Ordem de Faturamento.

    Para cada financiador existe a possibilidade de ter seu desconto incondicional aplicado ao contrato conforme sua proporcionalidade.

    Abaixo detalharemos os valores apresentados no campo do financiador do contrato:

    1. Valor Bruto do Financiador - valor total de participação no contrato conforme acordado na negociação financeira sem os descontos incondicionais aplicados;

    2. Valor do Desconto Aplicado - valor total do desconto incondicional aplicado na negociação financeira na proporção de participação deste financiador;

    3. Valor Líquido do Financiador - valor total líquido considerando já o valor do desconto incondicional aplicado no cálculo;

    4. Valor Gerado Líquido - valor total líquido emitido de Ordem de Faturamento até o momento considerando os descontos incondicionais aplicado na geração da OF conforme sua respectiva proporção no desconto;

  6. Informações referente as unidades operativas participantes do contrato que podem gerar ordem de faturamento
    Neste exemplo as unidades operativas participantes ainda não tiveram emissão de Ordem de Faturamento, suas informações apareceram em branca.

A seguir detalharemos o processo de emissão Avulsa e Mensal do contrato corporativo.


6.2. Emissão de Ordem de Faturamento Avulsa

Para realizar o processo de emissão de uma ordem de faturamento na modalidade Avulsa, é necessário que exista já um contrato corporativo criado com a sua respectiva configuração (Tipo de Faturamento) na modalidade avulsa conforme print abaixo:

Para emitir uma OF Avulsa, deveremos no Portal Corporativo, localizar o contrato que desejamos Gerar a OF, clicar no botão Opções Financeiras do contrato desejado e escolher a opção Ordem de Faturamento conforme print abaixo:

Para exemplificar a emissão utilizaremos o contrato 2023.1.3971:

 

6.3. Mais Opções\Gerar Ordem de Faturamento

Para gerarmos uma Ordem de Faturamento deveremos clicar no botão Mais Opções\Gerar Ordem de Faturamento, através desta ação o sistema abrir uma nova janela para que seja preenchido a informação de Valor Solicitado de Ordem de Faturamento, valor este que será considerado para a Emissão/Geração da OF após clicar no botão verde Gerar.

Abaixo segue um exemplo de uma emissão de R$ 1000,00, saldo parcial da OF.

Após clicar em Gerar, o sistema apresentará uma nova modal com a seguinte mensagem: Atenção! Deseja gerar a Ordem de Faturamento?

Caso escolhido Sim, o sistema continuará com o processo de geração da OF, caso escolhida a opção Não, o sistema volta para a tela de escolha de Valor Solicitado para emissão.

Para exemplificar nosso teste, vamos clicar em Sim para continuarmos com o processo de geração da OF.

Após ter clicado em Sim, o processo da geração da OF é concluído e finalizado, atualizando todos os saldos pertinentes para o controle de Geração da OF.

Abaixo segue o print das informações atualizadas após a geração de OF de R$ 1.000,00 na UO Senac Hub Academy.

  1. Valores de Ordem de Faturamento Gerado - valores bruto e liquido gerados no processo de geração da OF;

  2. Valores de Ordem de Faturamento Restante - valores bruto e líquido que ainda restam para ser emitido, saldo restante de emissão/geração de OF do contrato;

  3. Financiador(es) - informações consolidadas referente aos valores do respectivo financiador que teve suas OF's geradas nas Unidades Operativas participantes do contrato;

  4. Unidades Operativa - informações consolidadas referente a todas as OF geradas na respectiva UO;

  5. Ordem de Faturamento - informações referentes a respectiva OF gerada/emitida por aquela UO/Financiador com os seus respectivos valores de geração;

 


6.4. Emissão de Ordem de Faturamento Mensal

Para realizar o processo de emissão de uma ordem de faturamento na modalidade Mensal, é necessário que exista já um contrato corporativo criado com a sua respectiva configuração (Tipo de Faturamento) conforme print abaixo:

Para que seja possível a geração de uma OF na modalidade Mensal, é necessário que a matrícula/turma em contrato já tenha seus dias letivos distribuídos e executados no período de competência para geração/emissão através do processo de Fechamento de Produção.

Abaixo detalharemos o processo de geração de OF pelo processo da Produção.

Para realizar tal procedimento, deveremos acessar o Menu Produção\Gestão da Produção.

Ao acessar o menu de Gestão da Produção, visualizaremos todos os períodos de produção já Homologados, Gerados e Em Processamento e com os seus respectivos status de Ordem de Faturamento Gerada ou não.

  1. Ordem de Faturamento - badge referente ao status de Geração da Ordem de Faturamento para o período de competência desejado, caso esta badge esteja sendo exibida igual ao exemplo acima, significa que as Ordens de Faturamentos Mensais para este período de competência já foram geradas;

  2. Status da Produção - status desejado para que seja gerada as Ordens de Faturamentos Mensais, indicando que todos os dados já foram processados para o período, porém não é obrigatório para a geração da OF;

  3. Botão Mais Opções - botão referente a todas as opções de consulta e administração referente ao contexto da produção mensal e também onde é possível gerar as ordens de faturamentos mensais;

Abaixo iremos detalhar as opções referente ao contexto da Ordem de Faturamento Mensal:

a) Detalhes Ordem de Faturamento
Funcionalidade que disponibiliza um relatório em formato XLS para análise das OF.

Caso não tenha sido gerado nenhuma Ordem de Faturamento Mensal, o relatório exibe no cabeçalho o título de Previsão da Ordem de Faturamento e abaixo a listagem das OFs que serão geradas para o período conforme carga horária executada até o momento da extração do relatório.

Se a badge de Ordem de Faturamento Gerada estiver visível, significa que a opção de Gerar Ordem de Faturamento já foi utilizada para aquele período, e o relatório exibirá o cabeçalho com o título Emissão de Ordem de Faturamento e abaixo todas as OFs geradas no último processamento de geração de OF e Relatório.

Observação: para atualizar as informações do relatório com novas Ordens de Faturamento, será necessário Gerar a Produção Manualmente novamente e Gerar Ordem de Faturamento para que o processo pegue os dados atualizados da produção caso tenha alguma turma que não foi contabilizada para o período e nem gerado a OF;

 

b) Gerar Ordem de Faturamento
Funcionalidade que realiza o processo de Geração das Ordens de Faturamento no contexto mensal pela produção.

Ao clicar no botão, as informações para a geração da OF são consultadas na produção referente as turmas que tiveram distribuição de dias letivos e carga horária executada no período.

A regra de negócios continua a mesma para o processo de cálculos referente a che do período, o que modificamos foi a inclusão deste novo tipo de contrato na rotina que já existia no sistema, passando considerar agora o tipo de contrato Corporativo.

Na rotina de geração da OF Mensal, passamos a considerar também as particularidades do contrato corporativo para a Geração/Emissão da OF e seus respectivos controles como:

  • Tipo de Saldo - Compartilhado ou Por Unidade Operativa

  • Tipo de Faturamento - Mensal ou Avulso

  • Tipo de Emissão do Faturamento - Centralizado ou Descentralizado

Todo o processamento de geração da OF ocorre de forma transparente, caso o período não tenha a badge de Ordem de Faturamento Gerado ainda sendo exibido, basta aguardar o processamento finalizar, a badge aparecer e extrair o relatório Detalhes da Ordem de Faturamento e consultar o contrato para verificar a emissão individual do mesmo na interface do sistema.

 

c) Inconsistências da Ordem de Faturamento

Relatório de Inconsistências de emissão de Ordem de Faturamento, seja por parte do Financiador ou por parte de configuração da Unidade Operativa ou Regional.

Este relatório já existe no sistema e tem por finalidade, identificar pontos de inconsistências cadastrais, seja referente a dados pessoais dos Financiadores ou referente a alguma configuração ou informação obrigatória da Unidade Operativa ou Regional para a devida emissão da OF junto as prefeituras e ao MXM.

Atualizamos este relatório para incluir o tipo de contrato corporativo para que o mesmo exiba essas inconsistências para as respectivas informações da OF que está tentando ser gerada, ou seja, para o Financiador daquele respectivo contrato e para a Unidade Operativa ou Regional que o mesmo deseja emitir e gerar a OF.

 


7. Rescisão/ Encerramento do contrato

Esta opção é utilizada no final do contrato e o responsável pela gestão dos contratos corporativos pode fazer a rescisão/encerramento e a negociação financeira caso haja através desta opção.

Ao final, se houver saldo a devolver, o sistema irá devolvê-lo ao cliente em forma de voucher e caso haja saldo para a emissão de Ordem de Faturamento, o mesmo será emitido como saldo residual do contrato.

É pela tela de Negociação Financeira que o responsável dos contratos corporativos poderá validar os valores do contrato, os valores pedagógicos e os valores financeiros antes de confirmar a rescisão/encerramento do contrato.

Para acessar esta tela, basta entrar no Menu Financeiro\Portal Corporativo e em um contrato corporativo cadastrado selecionar a opção Rescindir/Encerrar Contrato no menu Opções Financeiras:

 


7.1. Negociação Financeira

Segue na imagem abaixo algumas funções, avisos e alertas antes de encerrar o contrato:

Ainda na tela de Negociação Financeira para encerrar o contrato temos os valores totais do contrato, o saldo do contrato e os valores financeiro:

  1. Botão Mais Opções

a) Descontos: adicionar ou anexar um voucher de desconto ao Financiador;

b) Acréscimos: adicionar acréscimos como juros e multa aos Financiadores através de parâmetro financeiro cadastrado;

c) Redução de Encargos: esta opção possibilita remover acréscimos inseridos anteriormente e caso não tenha encargos a serem reduzidos uma mensagem é exibida ao responsável;

d) Cancelar Negociação: permite o cancelamento de negociações do contrato em aberto.

  1. Bloco Total a Negociar: É o valor a negociar (que está em aberto) pelos financiadores.

 3. Bloco Total Negociado: É o valor negociado pelos financiadores.

 4. Botão Negociar Parcelas: Opção que é possível verificar os Acréscimos do Contrato que serão atribuídos aos financiadores, alterar a data de cálculo de juros e editar os valores cobrados de acréscimos em cada parcela em Aditivos à negociar:

Observação: Após as alterações acionar o botão Aplicar para salvar as novas informações no contrato.

  1. Botão Previsão de Pagamento: Ao acionar este botão, se houver valores em aberto o responsável será redirecionado para a tela de Previsão de Pagamentos, caso contrário um alerta o informará que não há valores a negociar. Nesta tela é possível realizar algumas ações:

a) Adicionar/Remover Financiadores, alterar o Percentual e o Valor de Participação de cada um deles:

b) Adicionar/Remover Voucher de Desconto processados pelo sistema:

Ainda sobre esse componente Adicionar Voucher, há um parâmetro nomeado OcultarVoucherNoContratoCorporativo.
Esse parâmetro fica localizado no módulo administrativo do SIG.

Uma vez configurado e ativado o parâmetro, este componente é ocultado nas páginas Previsão de Pagamento e Cadastro de Contrato Corporativo, não permitindo que algum desconto seja aplicado junto ao valor líquido do contrato.

 

 c) Adicionar/Remover Formas de Pagamento para cada Financiador:

Obs.: Após as alterações acionar o botão Aplicar para salvar as novas informações no contrato.

 

  1. Aviso: Este aviso é visível ao responsável após acionar a opção rescindir/encerrar contrato no Portal Corporativo;

  2. Alerta sobre pendências financeiras: O responsável pela rescisão/encerramento do contrato é alertado sobre as pendências financeiras não negociadas, como por exemplo parcelas não pagas, e o responsável poderá renegociá-las.

Se preferir rescindir/encerrar o contrato as parcelas não pagas serão canceladas.

  1. Total Contrato: Agrupamento de informações referente ao valor total do contrato negociado para consumo em matrículas em contrato, lembrando que este valor total pode ser dividido em partes iguais, dividir o saldo de forma manual ou compartilhado entre as unidades operativas participantes do contrato, conforme a sua necessidade no ato do cadastro.

a. Valor Contratado: saldo total disponível no contrato para utilização nos serviços pedagógicos;

b. Total Recebido: saldo total recebido através de pagamentos de parcelas do contrato;

c. Valor Devolvido: saldo devolvido aos Financiadores do Contrato através de Voucher de Devolução;

d. Descontos Desconsiderados: são descontos estornados na negociação financeira. Estes se referem a todos os descontos de parcelas pagas do Financiador do contrato.

  1. Saldo Contrato: Informação exclusiva do contrato corporativo referente ao saldo total existente do contrato:

a. Saldo Total: saldo atual durante a rescisão do contrato;

b. Valor Consumido: saldo consumido por matrículas em contrato;

c. Valor a Contratar: saldo que foi adicionado no saldo total do contrato por meio de inserção de receita;

d. Valor a Cancelar: saldo que não foi consumido no contrato. Na rescisão/encerramento do contrato, o valor a cancelar deve ser igual ao valor do saldo do contrato.

 10. Financeiro: Valores tratados com os Financiadores do contrato:

a. Subtotal a Receber: diferença entre o valor total contratado e o total recebido, podendo ser consultado o cálculo correto através do ícone de informação;

b. Acréscimos: valores com acréscimos devido os juros, multas ou outros acréscimos no contrato;

c. Descontos Incondicionais: descontos utilizados através de vouchers de devolução em nome do Financiador e que não tenha nenhuma condição específica para uso;

d. Redução de Encargos: valor deduzido do financeiro do contrato referente a algum encargo cobrado indevidamente ou retirado da negociação financeira;

e. Total a Receber: valor total a receber após todas as tratativas do financeiro do contrato;

f. Descontos Condicionais: descontos utilizados por vouchers de devolução com condições de utilização pré-definidas ou com prazo de vencimento definidos para uso;

g. Valor a Devolver: valor a devolver ao Financiador do contrato através de um voucher gerado automaticamente;

h. Novo Valor Contratado: valor atual contratado para o contrato, conforme condições acima negociadas na rescisão.

 


7.2. Movimentações do Contrato

Está disponível no SIG a funcionalidade Movimentações do Contrato com o histórico de eventos que alteram o valor do contrato. Eventos como Incluir Receita, Reduzir Receita, Matricular um aluno em um curso, Rematrícular um aluno, Cancelar a matrícula de um aluno, Reduzir Receita quando há rescisão contratual e quando o voucher de devolução é gerado para o financiador.

Abaixo eu apresento a tela de Movimentações do Contrato, após uma rescisão, com as informações de um contrato com o tipo de faturamento Por Unidade Operativa:

 

  1. Contrato Corporativo: apresenta o número do contrato gerado no cadastro;

  2. Vigência do Contrato: apresenta a data de vigência definida no cadastro do contrato;

  3. CPF do Responsável: apresenta o número do CPF do responsável do contrato;

  4. Unidade Operativa: apresenta o nome da Unidade Operativa onde criou o contrato;

  5. Saldo no Contrato: apresenta duas opções: Saldo Compartilhado ou Por Unidade Operativa.

a. Durante o cadastro de um contrato corporativo é possível selecionar a forma como o valor será dividido nas Unidades Operativas. A opção que for selecionada no cadastro será apresentada na tela de movimentações do contrato para consulta

I - Saldo Compartilhado: saldo é consumido entre as Unidades Operativas, conforme for sendo realizado as matrículas e estas tendo Execução de Carga Horária Executada.

II - Dividir Saldo em Partes Iguais: sistema divide automaticamente o saldo do contrato em partes iguais para a quantidade de Unidade Operativa escolhida para integrar o contrato corporativo.

III - Informar Valores Manualmente: usuário informa manualmente o valor a ser consumido para cada Unidade Operativa do contrato.

b. Bloco Valor Contratado: valor do contrato disponível para utilização nos serviços pedagógicos;

c. Bloco Valor Consumido: valor do contrato consumido na utilização dos serviços pedagógicos (matrículas, rematrículas, sem considerar redução de receitas na negociação ou na rescisão/encerramento do contrato);

d. Bloco Valor Restante: saldo do contrato restante após a utilização dos serviços pedagógicos (valor contratado - valor consumido);

  1. Selecione a Unidade Operativa: listará todas as Unidades Operativas participantes do contrato. As Unidades Operativas com * junto ao nome possuem movimentação de saldo, então ao selecionar uma delas os valores consumidos por esta Unidade Operativa serão apresentados no bloco totalizadores nomeado de Valores da Unidade Operativa;

  2. Valores da Unidade Operativa: apresenta os valores disponíveis para utilização da Unidade Operativa.

O tipo de saldo no contrato irá influências na apresentação desses blocos, se o contrato for Saldo do tipo Compartilhado entre UO's o sistema apresentará apenas o bloco do Valor Consumido, porém se o Saldo for do tipo Por Unidades Operativas o sistema apresentará os três blocos, conforme descrito abaixo:

a. Valor Contratado: valor disponível na Unidade Operativa para utilização nos serviços pedagógicos;

b. Valor Consumido: valor consumido na Unidade Operativa em serviços pedagógicos (matrículas, rematrículas, sem considerar redução de receitas na negociação ou na rescisão/encerramento do contrato);

c. Valor Restante: saldo restante na Unidade Operativa após a utilização dos serviços pedagógicos (valor contratado - valor consumido);

  1. Histórico de Movimentações: apresenta o registro de todas as movimentações que afetam o valor do contrato e o valor da UO selecionada.
    Abaixo um exemplo de uma tela de Movimentações do Contrato, após uma rescisão, quando o saldo no contrato for compartilhado:

 


7.3. Comportamento do sistema quando há Rescisão/Encerramento do Contrato

  1. Contrato sem consumo de saldo pelo pedagógico e sem pagamento de parcelas:

Ao rescindir/encerrar um contrato corporativo dentro desse cenário deverá ser zerado todos os valores dos blocos totalizadores, cancelar todas as parcelas e ter lançamento de redução de receita zerado o saldo total do contrato;

a) Valor Contratado:

I. Quando houver redução de receita pela função Reduzir Receita deverá atualizar o valor contratado;

II. Quando houver redução de receita por rescisão/encerramento deverá atualizar o valor contratado para zero.

b) Valor Consumido:

I. Quando houver redução de receita, ou pela função Reduzir Receita ou por rescisão/encerramento, não deverá atualizar o valor consumido.

II. Quando houver rescisão/encerramento do contrato o Valor Consumido não pode ser alterado.

c) Valor Restante: 

I. Quando houver redução de receita pela função Reduzir Receita deverá atualizar o valor restante;

II. Quando houver redução de receita por rescisão/encerramento deverá atualizar o valor restante para zero.

  1. Contrato com consumo de saldo pelo pedagógico no valor total contratado e com parcelas pagas:

a) Ao rescindir/encerrar um contrato corporativo dentro desse cenário o valor restante deverá ficar zerado, pois o contrato não tem mais saldo a ser utilizado;

b) Não deverá ter fazer redução de receita, pois o saldo foi totalmente consumido.

  1. Todos os alunos devem estar com o Estado Final de Matrícula:

a) Contratos com alunos matriculados cujo estado é Matriculado ou Em Processo será apresentado a mensagem abaixo:

  1. Todas as parcelas precisam estar negociadas e pagas, caso não estejam, ficará marcado como Pendente de Rescisão/Encerramento:

a) Abaixo um exemplo de um contrato com a badge laranja:

  1. Contratos com Inclusão/Redução de Receita e não foram negociados ficarão marcados como Pendente de Regularização Financeira. Neste estado não é permitido a rescisão/encerramento do contrato:

a) Abaixo um exemplo de um contrato com a badge azul:

b) Ao tentar fazer a rescisão/encerramento do contrato uma mensagem será apresentada:

  1. Todos os valores do Saldo do Contrato que não foram consumidos e com parcelas pagas ao rescindir o contrato o Voucher de Devolução será gerado ao financiador e disponibilizado para uso em outro contrato:

a) Abaixo na aba Devoluções dois vouchers foram gerados para os dois Financiadores do contrato respeitando o percentual de participação cadastrado, ou se houve uma nova negociação e nela houve alteração do Financiador e seu percentual de participação:

  1. No Histórico de Movimentações do Contrato será apresentado o registro de Redução de Receita:

a) Essa redução de receita é por rescisão/encerramento do contrato e na descrição é informado o código do voucher gerado:

 8. Contratos com valores totalmente consumidos, parcelas pagas, alunos com estado final da matrícula/menção final informado e estado do contrato como Em Vigor, quando clicar em rescindir/encerrar contrato, deverá ser encerrado o contrato sem geração de voucher ou negociação financeira:

a) No histórico de movimentação terá um registro que houve redução da receita por rescisão/encerramento, porém sem voucher, uma vez que o saldo foi totalmente consumido:

 9. Reabertura de Contrato

a) Esta funcionalidade está disponível para contratos corporativos que estejam com o estado Rescindido ou Encerrado. Ao executá-lo o estado do contrato fica Em Vigor, apto para utilização e nenhum cálculo da Negociação Financeira é desfeito.

b) Para acessá-la clique em Reabrir Contrato no menu Opções Financeiras do Portal Corporativo:

c) Há 3 mensagens de alerta que são apresentadas durante a utilização dessa funcionalidade:

I. Ao Reabrir Contrato com o estado rescindido/encerrado é apresentado essa mensagem:

II. Ao Reabrir Contrato não rescindido/encerrado:

III. Ao solicitar Nova Negociação em um contrato rescindido/encerrado:

 


7.4. Negociações do Contrato

Está disponível no SIG a funcionalidade Negociações do Contrato onde é possível visualizar todas as negociações financeiras do contrato corporativo, como também imprimir o contrato e os aditivos dele.

Ao concluir a rescisão/encerramento de um contrato a tela de Resumo da Conclusão da Negociação é apresentada com o botão Visualizar Detalhes da Negociação.

Nesta tela é disponibilizado a opção de imprimir o Aditivo Contratual da rescisão, como também o Voucher de devolução de cada financiador do contrato:

Abaixo é apresentada a tela para Visualizar Detalhes da Negociação:

  1. Realização: a data e a hora da rescisão

  2. Responsável: o nome do responsável pela rescisão

  3. Data de cálculo: a data do cálculo na rescisão

  4. Atualização de estado do contrato: qual era o estado do contrato antes da rescisão

  5. Justificativa: o texto obrigatório com o motivo da rescisão contratual

  6. Valores no Momento da Conclusão da Negociação: é apresentado o bloco com os totalizadores e os valores do contrato no momento da rescisão.

Na parte inferior da tela é apresentado ao responsável pela rescisão do contrato Outras Informações Sobre a Negociação:

Utilizando-se do recurso accordion é possível ver o conteúdo ao expandir/recolher o accordion clicando na seta ao lado:

a) Parcelas Negociadas: é apresentada as parcelas que foram canceladas após uma renegociação.

b) Vouchers de Devolução Registrados na Negociação: contém os dados do voucher para cada financiador do contrato.

c) Redução de Receita por Rescisão: após a rescisão o saldo total do contrato é zerado.

d) Rateio de valores do contrato: após uma rescisão é apresentado valores proporcionais para cada financiador incluindo parcelas e acréscimos.

e) Redução de Receita Negociadas: após reduzir a receita do contrato seguido de uma nova negociação esse accordion apresenta o valor que foi reduzido:


8. Parametrizações Financeiras

Pelo sistema acadêmico SIG é possível realizar parametrizações financeiras e contábeis que influenciarão nos contratos corporativos e nas integrações do SIG com o ERP Financeiro.

Uma dessas parametrizações esta localizada no cadastro do Departamento Regional no módulo administrativo.

O Departamento Regional ou DR é a estrutura administrativa central do Senac dentro de um estado.

A função dele é gerenciar as estruturas e serviços educacionais que são as Unidades Operativas ou UO e as ofertas educacionais do Senac dentro dessa região. 

Dentro do menu Departamento Regional é apresentado a regional cadastrada e o menu Mais opções:

Em Editar temos no canto direito guias com tipos de configuração e uma delas que iremos mencionar aqui é Parâmetros Financeiros:

 

  1. Guia Parâmetros Financeiros: listagem de todos os parâmetros cadastrados para todos os tipos de contratos, sendo eles: contrato corporativo, receita antecipada, convencional e receitas diversas;

  2. Botão Novo: cadastrar de um novo parâmetro que pode ser utilizado pela nova negociação de um dos tipos de contrato. Os tipos de parâmetros disponíveis no sistema acadêmico são:

a. Desconto

b. Juros

c. Multa

d. Correção monetária

e. Multa contratual

f. Outros acréscimos

g. Outros descontos

h. Descontos indevido

i. Saldo residual de contrato

  1. Botão Editar: tela de edição de um dos parâmetros cadastrados;

  2. Botão Excluir: exclusão do parâmetro cadastrado.

Na opção de Novo e de Editar, existe a possibilidade de habilitar a opção do Contrato Corporativo para que o mesmo seja utilizado nas negociações do contrato conforme print abaixo:

 


8.1 Nova Negociação

No Portal Corporativo o regional poderá conferir os parâmetros cadastrados, acrescentá-los e alterá-los durante uma nova negociação ou durante uma rescisão contratual.

a) Na tela abaixo apresento a janela para aplicar acréscimos ao contrato com os campos parâmetros financeiros, valor do acréscimos e a justificativa:

b) A tela abaixo apresento a lista dos parâmetros cadastrados:

c) A tela abaixo apresento o parâmetro aplicado:

 


9. Processo de gerar Ordem de Faturamento mensal

A funcionalidade de gerar ordem de faturamento pelo módulo de Produção permite que o usuário gere a ordem de faturamento no mês de competência, de acordo com os cálculos identificados pela produção para os contratos que possuem matrículas.

A produção consiste em calcular o que já foi executado de dias letivos da turma, identifica os alunos vinculados a turma e valor de contratação, e com base nos dias letivos já executados, obtém o valor de faturamento do mês para os contratos que possuem as matrículas nas turmas com dias letivos.

Esta funcionalidade já existe no SIG para os contratos convencionais e receita antecipada, e foi adequado para atender os contratos corporativos que possuem a particularidade de emitir faturamento por unidade operativa ou uma unidade operativa responsável pela emissão no contexto mensal.

A geração do faturamento mensal ocorre uma vez por mês, em uma data determinada pela Regional, ao executar a rotina Gerar Ordem de Faturamento pela Produção, o sistema automaticamente gera as ordens de faturamento para os contratos que possuem matrículas em turmas com dias letivos gerados no mesmo mês de faturamento.

Vale ressaltar que o sistema considera no faturamento mensal somente o período de dias letivos da turma que estão dentro do dia e mês de faturamento.

Observe o exemplo abaixo:

Turma 2024.1.1000 com dias letivos do dia 01/01/2024 a 31/03/2024

E contrato corporativo 2024.1.256 tem o Tipo de Faturamento Mensal

E o contrato possui uma matrícula

E a data de gerar produção pela regional é todo 5º dia útil

E o faturamento do mês foi executado no dia 05/01/2024

Então ao emitir o faturamento do mês de janeiro, o sistema considera para o contrato 2024.1.1000 o valor que corresponde aos dias letivos da turma, isto é, do dia 01/01 a 05/01.

Requisitos

  • Ter contrato corporativo cadastrado com a configuração Tipo de Faturamento = Mensal.

  • Ter matrícula cadastrada no contrato corporativo cadastrado com o estado Em Processo.

  • A turma contratada na matrícula que pertence ao contrato corporativo deve ter dias letivos gerados no período do mês de faturamento.

 


9.1. Gerar Manualmente

Para gerar a ordem de faturamento, primeiro é necessário que o mês de faturamento atual esteja na listagem de produção mensal.

Este registro é gerado automaticamente pela Produção todo mês.

Em seguida, o sistema precisa gerar os cálculos contábeis de produção.

Estes cálculos significam que o sistema irá verificar todos os contratos que tiveram alunos matriculados em turmas com dias letivos dentro do mês de competência de faturamento.

Além de obter o valor executado dos dias letivos das turmas vinculadas ao contrato, o sistema calcula o valor de faturamento para os financiadores do contrato de acordo com a precificação gravado na matrícula.

Este processo realizado pelo sistema deve ser acionado pelo usuário através do módulo Produção\Gestão da Produção\Gerar Manualmente.

Após acionar a opção, o sistema apresenta a mensagem de processamento da geração manual de cálculos contábeis para faturamento.

Após aguardar alguns instantes, o sistema atualiza o estado do mês de Em Processamento para Gerado.

Com o estado Gerado no mês, significa que o mês está apto para gerar ordem de faturamento.
Veja o item 2 Gerar Ordem de Faturamento para saber os detalhes.

Nota:
a) Homologar:

As regionais efetuam o processo de homologação do mês de competência com o estado Gerado.

A homologação consiste na verificação de inconsistências identificadas pela Produção quando foi processado o cálculo contábil, onde são situações que precisam ser corrigidas pela regional para posteriormente gerar a ordem de faturamento.

A opção Homologar, está disponível no mês de competência, conforme imagem abaixo:

Após acionar a opção Homologar, se identificado inconsistência de produção, o sistema apresenta a mensagem de notificação.

Ao confirmar a notificação de inconsistência, o sistema gera o relatório de produção com os problemas identificados.

Corrigido todos os problemas pontuados no relatório de inconsistência, deve ser acionado novamente a opção Gerar Manualmente para o mês, se a Produção não identificar nenhuma inconsistência, então é atualizado o mês de competência de Gerado para Homologado, e neste caso, apto para gerar ordem de faturamento para todos os casos identificados na inconsistência.

b) Este processo de homologação não é obrigatório, isto é, pode ser acionado a opção para gerar ordem de faturamento sem homologação.

Ocorre que enquanto não houver correção das inconsistências, não será gerado faturamento para o contrato que tenha vínculo com alguma situação pontuada pela Produção, pois o mesmo não processou os cálculos que serão usados pelo faturamento.

c) Após a Produção realizar os cálculos contábeis para faturamento através da ação Gerar Manualmente, é possível visualizar no relatório Detalhes Ordem de Faturamento o que está previsto para faturamento conforme a geração da produção.

 


9.2. Gerar Ordem de Faturamento Mensal

Após a Produção processar os contratos e realizar os cálculos contábeis conforme descrito no tópico 1 Gerar Manualmente, e o estado do mês de competência estar como Gerado, para gerar a ordem de faturamento deve ser acionado a opção Gerar Ordem de Faturamento.

Quando executado esta rotina, o sistema gera as ordens de faturamento para todos os contratos que tiveram dias letivos gerados nas turmas que pertencem a um contrato e matrícula.

O faturamento é realizado em nome dos financiadores do contrato. No caso do contrato corporativo especificamente, para gerar o valor de faturamento, o sistema leva em consideração os dados de configuração originados do cadastro do contrato, nos quais são:

  • Tipo de Faturamento = Mensal: a configuração do contrato corporativo precisa ser Mensal, caso contrário, o sistema não emite faturamento pela Produção.
    Quando o contrato tem a configuração do tipo de faturamento Avulso, significa que o faturamento deverá ser emitido manualmente através da rotina Ordem de Faturamento, no módulo Financeiro\Portal Corporativo (opção disponível para cada contrato).

  • Tipo da Emissão da Ordem de Faturamento:

    • Centralizado - quando o contrato está configurado como Centralizado, significa que todas as matrículas vinculadas ao contrato com valor executado pela Produção no mês de competência terá o faturamento gerado pela Unidade Operativa responsável pela emissão da OF (Ordem de Faturamento).

    • Descentralizado - quando o contrato tem a configuração Descentralizado, significa que todas as matrículas vinculadas ao contrato com valor executado pela Produção no mês de competência, terá o faturamento gerado para cada unidade operativa participante do contrato, no qual a matrícula está vinculada.

Nota:

a) O faturamento sempre é gerado em nome dos financiadores do contrato conforme seu valor de participação e respeitando as unidades operativas participantes do contrato de acordo com a configuração do Tipo da Emissão de Faturamento.

O valor emitido para o financiador no mês de competência gerado pela Produção pode ser consultado mais abaixo no tópico 3 Ordem de Faturamento e também pode ser consultado através do relatório Detalhes Ordem de Faturamento.

b) O faturamento mensal ocorre uma vez por mês; se houver faturamento que não considerou todos os dias letivos no período de faturamento, o sistema emite uma nota residual quando rescindido o contrato.

A nota residual é tudo aquilo de valor que não entrou no período de faturamento, mas que foi calculado pela Produção e será emitido uma nota única no encerramento do contrato.

c) A geração da ordem de faturamento pela Produção é realizado para todos os tipos de contratos do SIG, onde é visto tudo aquilo que foi executado contabilmente e apto para faturamento no mês, os tipos de contrato são: convencional, receita antecipada e corporativo.


9.3. Ordem de Faturamento

Após gerar a ordem de faturamento mensal é possível consultar o faturamento mensal emitido para os contratos corporativos no módulo Financeiro\Portal Corporativo\Ordem de Faturamento.

Mas antes, deve ser pesquisado pelo contrato desejado através da opção Filtros.

Após acionar a opção Gerar Ordem de Faturamento no contrato, o sistema apresenta a tela Ordem de Faturamento com os dados do contrato, os financiadores, as unidades operativas participantes, os totalizadores de controle do valor do contrato, o que foi faturado e o que ainda resta a faturar.  

Nesta tela é possível observar conforme a configuração do contrato Centralizado ou Descentralizado, a distribuição das UO's (Unidades Operativas) nos financiadores, pois, quando o faturamento é centralizado, isto é, uma unidade operativa responsável pela emissão, o sistema apresenta apenas uma unidade operativa vinculada aos financiadores; quando o contrato é descentralizado, é apresentado para cada financiador, todas as unidades operativas participantes do contrato, pois cada uma das UO's é responsável pelo seu próprio faturamento.

Abaixo segue um exemplo de contrato com faturamento descentralizado e um financiador, onde o financiador tem vinculado as unidades operativas participantes.

No que se refere ao valor de cada unidade operativa, o sistema calcula automaticamente os valores de cada unidade de acordo com a configuração do saldo do contrato e também é considerado o valor que cada financiador irá pagar do contrato; o valor do financiador corresponde a parte em que o mesmo irá pagar do contrato, no qual é definido através do percentual de participação informado no cadastro do contrato.

No caso do exemplo, como é um financiador, significa que ele é responsável por 100% do pagamento.

Ao expandir as unidades operativas do financiador é apresentado as emissões de ordem de faturamento mensal, através da identificação Mensal é possível confirmar que estes foram gerados pela Produção, seguindo a configuração do tipo de faturamento do contrato.

No campo Valor Gerado Líquido consta a somatória dos valores gerados por unidade operativa, e o valor gerado líquido no financiador, consta a somatória do valor de todas as emissões de todas as UOs (unidade Operativa) vinculadas ao financiador.

Nota:
a) Para o sistema considerar emissão de faturamento com base no valor líquido, o parâmetro DepartamentoRegionalUtilizaDescontosNaEmissaoDoFaturamento precisa estar configurado com SIM.

O parâmetro é configurado no módulo Administrativo\Configurações de Parâmetro.
Quando a regional não emite faturamento considerando os descontos, no qual o parâmetro está configurado com NÃO ou não configurado, o sistema gera a ordem de faturamento considerando sempre o valor bruto do financiador/UO.

b) O sistema nunca permite exceder o valor de cada financiador quando emitido o faturamento mensal, ou seja, sempre será respeitado o valor bruto ou líquido de cada financiador, bem como os valores de cada unidade operativa. Assim, conforme é emitido mensalmente o faturamento, o sistema controla internamente o saldo restante de cada Financiador e UO.

Quando o contrato tem saldo compartilhado, o valor das unidades operativas são conforme as matrículas que consomem o saldo do contrato.

Desta forma, ao gerar ordem de faturamento mensal, o sistema emite o faturamento para cada unidade operativa que têm matrículas com dias letivos gerados no período de faturamento do mês.

No exemplo abaixo, houve faturamento apenas para uma unidade operativa, pois somente ela teve matrículas com dias letivos que estavam no período de faturamento.

 Quando expandido a regional, o sistema apresenta as emissões de faturamento do mês.

Quando o contrato tem saldo compartilhado e não possui emissão de faturamento, o sistema não apresenta as tags de valores para as unidades operativas, pois como o saldo é compartilhado entre as UO's, somente após faturar é possível saber o valor real que corresponde à unidade operativa.

No exemplo abaixo, observe que as unidades operativas sem tags são aquelas que não tiveram faturamento até o momento.

 


10. Impressões e relatórios do Contrato Corporativo

Os relatórios que tratam do contrato corporativo referem-se a impressão do contrato e termos quando criado o contrato corporativo, quando realizado matrícula em contrato e quando realizado rematrícula. Já os relatórios que envolvem faturamento, foram adequados os que já existiam no SIG. 

  1. Tipo de Documento e Modelo de Documento: foi criado um modelo padrão para o relatório de impressão do contrato e termos quando cadastrado um contrato, quando realizado matrícula em contrato ou rematrícula.
    Estes modelos são pré-configurados e, ao imprimir, o sistema capta esta configuração para gerar o modelo definido. Os locais desta configuração serão abordados mais adiante.

  2. Impressão de Contrato e Termos: imprime os dados do contrato e termos conforme realizado o cadastro do contrato corporativo.

  3. Impressão de Contratos e Termos - Matrícula em Contrato: imprime os dados do contrato e termos, bem como apresenta no objeto do contrato as matrículas realizadas no contrato.

  4. Impressão de Contrato e Termos - Rematrícula: imprime os dados do contrato e termos, bem como apresenta no objeto do contrato as rematrículas realizadas no contrato.

  5. Ficha de Matrícula - imprime a relação de alunos matriculados no contrato corporativo com as informações do aluno e turma.

  6. Detalhes da Ordem de Faturamento: relatório que apresenta todos os tipos de contratos com seus valores de faturamento previstos e efetivamente gerados para faturamento.

  7. Relatório de Inconsistência da Ordem de Faturamento Mensal: relatório que apresenta as inconsistências de campos que precisam ser preenchidos para gerar ordem de faturamento com sucesso.

Foi realizado um modelo de relatório próprio para a impressão do contrato e termos do corporativo, contendo todas as informações relacionadas ao contrato diferente do padrão existente nos demais tipos de contrato (Convencional, Receita Antecipada e Receita Diversas).

No que diz respeito ao faturamento, foram realizados ajustes nos relatórios existentes para refletir as especificidades do contrato corporativo que é o fato de cada unidade operativa participante poder emitir seu próprio faturamento, como também uma única unidade operativa ser a responsável pela emissão.

 


10.1 Tipo de Documento e Modelo de Documento

Para a impressão do Contrato e Termos quando cadastrado um contrato corporativo, quando realizado uma matrícula ou rematrícula, é necessário primeiramente ter o tipo de documento e modelo de documento cadastrado.

Estes modelos de documento para impressão já estão pré-configurados no SIG, basta conferir a existência, e caso não estejam cadastrados, devem ser inseridos conforme as instruções abaixo.

É importante manter os descritivos e as configurações apresentadas nesta release para que seja possível imprimir corretamente os relatórios.

Tipo e modelo de documento para impressão do contrato e termos quando cadastrado um contrato

Quando for impresso o contrato e termos na etapa final de cadastramento de um contrato corporativo, o sistema irá chamar o modelo pré-configurado no SIG, no qual está localizado no Administrativo\Tipo de Documento e Administrativo\Modelo de Documento, respectivamente.

As configurações precisam obrigatoriamente estar cadastradas conforme imagem abaixo:

No caso do Modelo de Documento, deve ser cadastrado com as seguintes configurações abaixo, e neste cadastro, o campo Tipo de Documento deve ser o cadastro do tipo de documento mencionado acima.

Nota:
a) O termo do contrato contido no modelo de documento é configurável pela unidade operativa, conforme o padrão que cada UO adota para impressão das cláusulas.

b) Você pode ter vários modelos de documentos cadastrados com a mesma configuração e nome e ter os termos do contrato diferente.

O sistema permite para que seja possível configurar no contrato corporativo qual modelo deseja imprimir particularmente para um determinado contrato, onde as cláusulas por exemplo são diferentes.

O modelo pode ser pesquisado e associado ao contrato corporativo através do módulo Financeiro\Portal Corporativo, e para cada contrato através de Opções Corporativo -> Modelo de Documento.

 

Tipo e modelo de documento para impressão do contrato e termos quando realizado uma matrícula ou rematrícula

Quando for impresso o contrato e termos na etapa final de cadastramento das matrículas ou rematrículas em contrato, o sistema irá chamar o modelo pré-configurado no SIG, no qual está localizado no Administrativo\Tipo de Documento e Administrativo\Modelo de Documento, respectivamente.

As configurações precisam obrigatoriamente estar cadastradas conforme imagem abaixo:

No caso do Modelo de Documento, deve ser cadastrado com as seguintes configurações abaixo, e neste cadastro, o campo Tipo de Documento deve ser o cadastro do tipo de documento mencionado acima.

 


10.2. Impressão de Contratos e Termos

Após ter o cadastro do tipo e modelo de documento, a impressão do contrato pode ser impresso na etapa final do cadastro do contrato através da opção Atendimento\Contrato Corporativo, etapa Finalizar Contrato:

E também pode ser impresso através do Portal Financeiro\Portal Corporativo\Opções Financeiras\Imprimir Contrato e Termos:

Ao acionar a opção de impressão, o sistema gera no formato PDF, o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais com todas as informações das etapas cadastradas no contrato corporativo, as cláusulas contratuais e as áreas para assinaturas dos responsáveis.

Abaixo segue uma imagem exemplificando as partes do contrato gerado em cada página A4.

Nota: 
a) As cláusulas são textos ajustáveis e parametrizados pela unidade operativa quando criado o cadastro do modelo de documento. Já as assinaturas são fixas e foram definidas para serem impressas conforme exemplo da imagem abaixo:

 


10.3. Impressão de Contratos e Termos – Matrícula em Contrato

A impressão do contrato e termos com dados de matrículas realizadas no contrato podem ser impressos quando realizado uma matrícula através do Atendimento\Matrícula, ao finalizar a inserção das matrículas no contrato, na etapa de Conferência, é apresentado a opção Contrato e Termos. 

Ao acionar a opção de impressão, o sistema gera no formato PDF, a Inclusão de Matrícula em Contrato Corporativo com todas as informações do contrato, objeto do contrato com os dados dos alunos matriculados e unidades curriculares contratadas e as áreas de assinaturas dos responsáveis.

Abaixo segue uma imagem exemplificando as partes do contrato gerado em cada página A4.

Nota:
a) O objeto do contrato apresenta a lista de alunos, e para cada aluno, apresenta as informações de turma e as unidades curriculares contratadas em A Cursar, as unidades curriculares dispensadas e as unidades curriculares do tipo Projeto Integrador que não serão cursadas. Também é apresentado para cada aluno os Dados da Turma Contratada.

b) Esta impressão só é realizada no final do cadastramento de uma matrícula no contrato.

c) Se houver matrículas antigas no contrato, ao imprimir na etapa final das novas matrículas, o sistema só apresenta no objeto do contrato, as novas matrículas realizadas, isto é, as antigas não são apresentadas.


10.4. Impressão de Contratos e Termos - Rematrícula

A impressão do contrato e termos com dados de rematrículas realizadas no contrato podem ser impressos quando realizado uma matrícula através do Atendimento\Rematrícula, ao finalizar a inserção das rematrículas no contrato, na etapa de Conferência, é apresentado a opção Contrato e Termos. 

Ao acionar a opção de impressão, o sistema gera no formato PDF, a Inclusão de Matrícula em Contrato Corporativo seguindo o mesmo modelo da impressão de contrato quando realizado uma matrícula; a diferença que apresenta no objeto do contrato, os dados dos alunos rematriculados no contrato.

Abaixo segue uma imagem exemplificando as partes do contrato gerado em cada página A4.

Nota:
a) O objeto do contrato apresenta a lista de alunos, e para cada aluno, apresenta as informações de turma e as unidades curriculares contratadas em A Cursar, as unidades curriculares dispensadas e as unidades curriculares do tipo Projeto Integrador que não serão cursadas. Também é apresentado para cada aluno os Dados da Turma Contratada.

b) Esta impressão só é realizada no final do cadastramento de uma rematrícula no contrato.

c) Se houver rematrículas antigas no contrato, ao imprimir na etapa final das novas rematrículas, o sistema só apresenta no objeto do contrato, as novas rematrículas realizadas, isto é, as antigas não são apresentadas.

 


10.5. Impressão de Ficha de Matrícula – Contrato Corporativo

A ficha de matrícula existe no SIG para apresentar as informações de matrículas dos alunos na turma e qual contrato pertence estes alunos.

A ficha pode ser impressa no módulo de Atendimento\Matrícula, quando realizado uma matrícula em contrato corporativo, na etapa de Conferência, isto é, a etapa final do cadastro de matrículas no contrato.

Quando acionado a opção de impressão no final da etapa de matrícula, o sistema apresenta uma tela com todos os alunos matriculados no contrato corporativo, e o usuário tem a opção de selecionar quais alunos deseja imprimir a ficha ou se deseja selecionar todos.

No exemplo abaixo, foi selecionado todos os alunos.

Após acionar o Imprimir, o sistema gera em PDF, a ficha de matrícula para cada aluno selecionado contendo os dados do contrato corporativo, os dados do aluno, endereço e informações da turma em que o aluno está matriculado.

A ficha de matrícula também pode ser impresso pelo módulo Atendimento\Rematrícula, na etapa de Conferência, isto é, a etapa final de cadastro de rematrícula. 

Ao acionar a impressão da ficha pela rematrícula, o sistema apresenta na lista de alunos, apenas os alunos que foram rematriculados no contrato, alunos que constam no contrato com matrícula, mas que não foram rematriculados no momento, não são apresentados para impressão da ficha.

No exemplo abaixo, o contrato tem duas matrículas, porém apenas um aluno foi rematriculado, desta forma, a imprimir a ficha, o sistema apresenta apenas um aluno para impressão.

Além da matrícula e rematrícula, a ficha pode ser impresso pelo módulo Secretaria\Gestão do Aluno\Detalhes da Turma

Após selecionar o detalhamento da turma, o sistema apresenta a lista de alunos matriculados na turma, e na aba Impressões deve ser pesquisado pela Ficha de Matrícula.

Na pesquisa retornada pelo sistema, selecionar a ficha de matrícula para contrato corporativo (Ficha de Matrícula - Contrato Corporativo).

Realizado este filtro e acionado a pesquisa, o sistema retorna todos os alunos matriculados na turma que pertencem a um contrato corporativo.

Na lista deve ser selecionado os alunos no qual deseja imprimir a ficha de matrícula.

Uma vez selecionado os alunos e acionado a opção Imprimir, o sistema gera em PDF a ficha de matrícula em PDF para cada aluno, com os dados da matrícula, dados do contrato e turma, conforme modelo já descrito acima.

Nota:
a) A impressão da ficha de matrícula pela matrícula em contrato, só apresenta a lista de alunos que foram matriculados no contrato naquele momento.

b) A impressão da ficha de matrícula pela rematrícula, só apresenta a lista de alunos que foram rematriculados no contrato naquele momento.

c) A impressão da ficha de matrícula pela Secretaria, apresenta a lista de todos os alunos matriculados ou rematriculados que pertencem a turma, e através do filtro de pesquisa da ficha de matrícula para contrato corporativo, é possível imprimir as fichas, independente de qual contrato corporativo pertence.

d) Muito importante destacar que a impressão da ficha de matrícula que não é para contrato corporativo, pela Secretaria, não imprime no modelo especificado acima, o sistema utiliza o modelo convencional para outros tipos de contrato, como o convencional e receita antecipada.

Logo as imagens abaixo mostram o modelo dos outros tipos de contrato (Ficha de Matrícula).


10.6. Relatório de Detalhes da Ordem de Faturamento

O relatório Detalhes da Ordem de Faturamento pode ser impresso através do módulo Produção\Gestão da Produção\Detalhes Ordem de Faturamento.

Após acionar a opção, o sistema gera o relatório no formato XLS (planilha Excel) com todos os contratos previstos para faturamento no mês de competência conforme calculado pela Produção, e após gerar a ordem de faturamento do mês e emitido novamente o relatório, o sistema lista todos os contratos que tiveram efetivamente a geração da ordem de faturamento.

O relatório basicamente consiste em apresentar os valores bruto e líquido previsto/gerado para faturamento no mês por financiador do contrato.

A adequação que fora realizada no relatório já existente no SIG foi para inserir novos campos que tratam especificamente do contrato do tipo corporativo: 

  • Unidade Operativa Emissora do Faturamento: específico do corporativo, apresenta o nome da unidade operativa responsável pela emissão do faturamento;

  • Tipo da Emissão do Faturamento: específico do corporativo, demonstra a configuração do tipo de faturamento do contrato para as unidades operativas participantes do contrato, no qual:
    Descentralizado - cada Unidade Operativa emite seu próprio faturamento;
    Centralizado - uma única unidade operativa é responsável por emitir o faturamento de todas as UOs participantes do contrato que tiveram carga horaria executada no período;

  • Data Geração: 

  • Ordem de Faturamento: 

  • Tipo Contrato: identifica o tipo do contrato cadastrado, no qual pode ser Convencional, Receita Antecipada ou Corporativo.

Na imagem acima, observe que para o mês de Fevereiro ainda não foi gerado ordem de faturamento, pois não tem a informação Ordem de Faturamento Gerada, logo, ao gerar o relatório Detalhes Ordem de Faturamento, o sistema irá listar todos os contratos calculados e previstos pela produção que devem gerar ordem de faturamento no mês.

Desta forma, o título do relatório é Previsão da Ordem de Faturamento.

Quando o mês já tem ordem de faturamento gerado através da opção Gerar Ordem de Faturamento e possui a informação Ordem de Faturamento Gerada, o relatório apresenta o título Emissão da Ordem de Faturamento.

Os dados são os mesmos do previsto, a diferença é que este de fato já foi emitido as ordens de faturamento.

 Nota:
a) o relatório só pode ser emitido de acordo com o mês escolhido.

b) o relatório só apresenta a listagem de contratos que estão configurados para emitir faturamento Mensal e quando a produção já executou o período de dias letivos no mês. 

 


10.7. Relatório de Inconsistência da Ordem de Faturamento Mensal

O relatório de inconsistência permite visualizar os motivos porque um contrato que está previsto de faturamento no mês não teve geração da ordem de faturamento.

A opção está disponível no módulo Produção\Gestão da Produção\Mais Opções\Inconsistências da Ordem de Faturamento.

O relatório só pode ser emitido para o mês de competência que tenha a identificação Ordem de Faturamento Gerado.

Ao acionar a opção de geração do relatório para o mês que não possui ordem de faturamento gerado, o sistema emite uma mensagem de validação que não é possível extrair o relatório.

Quando acionado a opção para gerar o relatório no mês com ordem de faturamento gerado, o sistema apresenta uma janela para escolha do formato de extensão do relatório: PDF, XLS ou CSV.

Após escolher o formato desejado e acionar a opção Gerar, o sistema gera o relatório e apresenta no campo Crítica, a razão pelo qual não foi possível emitir ordem de faturamento para um determinado contrato, sendo necessário realizar as correções para preencher os campos criticados.

Na imagem abaixo, para o contrato 2024.1.208 por exemplo, o financiador não possui em seu cadastro o CEP e um e-mail preenchido.

Para resolver esta situação é necessário preencher os campos no cadastro de Pessoa Física e tornar a gerar a ordem de faturamento no mês de competência.

Com isso, este contrato estará resolvido e emitido faturamento do mês e não será mais apresentado no relatório de inconsistência.

Quando todas as inconsistências apresentadas forem resolvidas para cada contrato e for gerado a ordem de faturamento e posteriormente tentar emitir o relatório de inconsistência, o sistema apresenta a mensagem de validação indicando que não há mais inconsistências no mês de competência.