Ensino Superior no SIG

Orientações para implantação e utilização no SIG

Link do documento aqui exposto em PDF:


Índice:



 

Credenciamento da Unidade Operativa

O Regional precisa efetuar o preenchimento das informações de credenciamento em pelo menos uma unidade operativa.

image-20240712-134031.png

Regimento de avaliação

Precisamos que o DR crie um regimento de avaliação por ementa, e informe se o tipo de conceito será literal ou numérico.

Configuração de parâmetros

Os parâmetros abaixo precisam estar configurados para que as regras de contexto do sistema estejam aderentes à modalidade Ensino Superior;

·       DispensaAutomaticaDeDisciplina

·       DispensaAutomaticaDeDisciplinaEnsinoSuperior

·       LimiteDependenciaPorSemestre

·       PermiteMatricularUCEmTurmaDiferente

·       PermitirMatricularEmUCdeOutraTurmaEnsinoSuperior

·       PermitirMatricularPeriodoSeguinte

·       TempoPermitidoParaAlunosCursarComoRegimeEspecial

·       DadosObrigatoriosParaImpressaoDoCertificadoDePosGraduacao

·       DadosObrigatoriosParaImpressaoDoDiplomadaGraduacao

·       UnidadeCurricularPorEmentaComSituacaoDeAprendizagemPorRegional

·       ValidaCargaHorariaDeAtividadeComplementarPorOfertaNoResultadoFinal

 

Plano de Curso

O conteúdo é a estrutura utilizada para cadastro de Unidades Curriculares de Ensino Superior, que terão a característica por emenda.

 

Cadastro de Conteúdo

O seu acesso se dará através do menu Plano de curso >>> Conteúdo.

image-20240712-134148.png

Ao acessarmos a tela inicial de conteúdo, são listados todos os conteúdos encontrados (a).

Temos a opção de ordenar por código ou descrição (b), podemos filtrar por código do conteúdo, descrição do conteúdo, estado do conteúdo (c), criar um novo conteúdo (d) e em “mais opções”, podemos Editar, Excluir e Visualizar o Histórico. (e)

No menu de “mais opções” podemos:

 Editar: Funcionalidade disponibilizada para que possamos realizar alterações na descrição do nosso conteúdo.

Excluir: Opção que possibilita exclusão de conteúdos já cadastrados.

Obs.:  poderemos excluir apenas os conteúdos que ainda não estão vinculados a planos de curso. Sendo possível apenas inativar o registro, utilizando a opção de editar.

Histórico: Funcionalidade disponibilizada para que possamos acompanhar todo o histórico de edição dos conteúdos.

 

Por fim, temos o botão “Novo” (d), que se refere ao cadastro de novo conteúdo: Clicando em “Novo”, iremos informar a descrição do conteúdo e clicaremos em Salvar.

 

Cadastro de Unidade Curricular

Menu Plano de Curso >>> Unidade Curricular.

   O Cadastro de Unidade Curricular não teve alteração, o realizado para o Ensino Superior foi a inclusão de uma nova característica, ao acessar o botão “Novo >>> Características da unidade curricular”, iremos apresentar a característica “por ementa” para os cursos de Educação Superior.

Posteriormente devemos informar:

·       Nome da nossa Unidade Curricular

·       Carga horário mínima

·       Carga Horária Máxima

·       Descrição.

Obs.: A aba de indicadores e Unidades Curriculares Correlatas não são campos de preenchimento obrigatório.

    Após o preenchimento das informações básicas, iremos seguir para a aba de “Conteúdo”, que será habilitada após a marcação da “Característica da Unidade Operativa” como “Por Ementa”. Nela informaremos o conteúdo que acabamos de cadastrar para, desta forma, adicioná-lo com sucesso.

Após o devido preenchimento das informações básicas e Conteúdo, iremos clicar em Salvar. Realizando o cadastro da nossa Unidade Curricular por emenda.

    Após o cadastramento da nova Unidade Curricular, podemos pesquisá-lo e realizar edições ao acessar o menu “mais opções”, conforme mencionamos inicialmente. Também teremos a opção de “visualizar o histórico”, onde veremos aqui todo o histórico de registro, quem criou a unidade curricular e todas as edições que forem realizadas e por fim a opção de “excluir” o cadastro.

Obs: Só será permitido excluir as unidades curriculares que não estão sendo utilizadas!

 

Cadastro de Plano de curso do Ensino Superior

Caminho: Plano de curso >> Gerenciar plano de curso

   Ao acessar a tela encontraremos as abas superiores onde poderá ser buscado conforme sua Utilização ou Disponibilização, após essa definição, clicaremos em “+Novo”, no canto superior direito.

Identificação do Plano

Na tela seguinte informaremos o “código ou nome título do curso”, que após definido irá habilitar o preenchimento de outras informações, como:

  • Sigla

  • Encerramento por oferta

  • Disponibilizar na web

  • Liberar plano nacionalmente

  • Quantidade máxima de vagas

  • Característica (Como se trata de Ensino superior, será “Por Ementa”) 

Ao selecionarmos a característica “Por Ementa”, automaticamente já serão carregadas as informações do título, que poderemos conferir antes de clicar em “Salvar”.

Informações Básicas

Após realizarmos o preenchimento da aba “Identificações do Plano”, partiremos em sequência para a aba “Informações básicas” (Pode ser observada no menu lateral esquerdo).

Para a etapa de “Informações básicas”, foram mantidas todas as informações básicas do cadastro de Plano de Curso, nela devemos realizar o preenchimento dos itens listados, em especial os itens marcados com (*), pois são de preenchimento obrigatório.

   Caso o Regional não consiga identificar no cadastro de “Informações básicas” algum item que acredita ser pertinente ao cadastro, poderá inclui-lo na etapa seguinte, chamada “Informações Personalizadas”.
   Para cadastrar as “informações personalizadas”, primeiramente deve-se acessar ao menu “Plano de curso” >> “Campos Personalizados do Regional”. Informando o Nome do campo, tipo de ação e obrigatoriedade no Plano de Curso.

Requisitos

   Na etapa seguinte, realizaremos o preenchimento dos “Requisitos” para adequação ao curso, seja apresentação de documentações ou exigência de preenchimento de termos. Nesta etapa iremos delimitar quais serão os impeditivos para a matrícula, acesso ou emissão de certificação de curso.
Temos todos os campos como obrigatórios, exceto o de Descrição, que é opcional ao preenchimento. Após o preenchimento dos campos de vemos adicionar e posteriormente “Salvar”, para que a etapa seja concluída com sucesso.

Obs.: Observe que ao clicar em adicionar, o cadastro realizado será mostrado na lista abaixo, porém só será efetivamente incluído quando salvarmos a operação.

Organização Curricular

Nessa etapa adicionaremos as Unidades Curriculares previamente já cadastradas.

Após a inclusão dessas unidades, iremos cadastrar um novo item de lista.

A lista é como se fosse uma ‘trilha’, onde informaremos quais são as Unidades curriculares que o aluno irá cursar, podendo ser dos tipos:

  • Eletiva: O aluno é obrigado a cursar.

  • Optativa: O aluno não é obrigado a cursar.

  • Projeto: O aluno é obrigado a cursar.

Após o preenchimento dos campos, teremos vinculado as Unidades curriculares.
Lembrando que todos os campos de preenchimento desta tela são obrigatórios e que após o preenchimento, devemos clicar em “Salvar”.  Depois de realizar esse procedimento, poderemos observar as “Unidades curriculares adicionadas”.

Ainda nesta tela, logo abaixo do quadro das “Unidades Curriculares Adicionadas”, é possível observar um outro campo passível de preenchimento, que trata das “Atividades Complementares” que são ações paralelas as outras atividades acadêmicas.
Para realizar o cadastro de “Atividades complementares” devemos clicar em “Nova Atividade complementar” e realizar o preenchimento dos campos e salvar. 

Posteriormente a inclusão da Atividade Complementar, teremos as opções de ‘Editar’ ou ‘Excluir’, podendo na edição alterar as informações de título e/ou carga horária.

Para encerrar, devemos “Salvar” as ações realizadas na aba [Org. Curricular], finalizando assim esta etapa e dando seguimento para a seguinte.

 

Material Pedagógico & Ficha Técnica

Esses campos não são de preenchimento obrigatório, e seguem de acordo com o mesmo procedimento realizado pelas modalidades anteriores, não sofrendo alteração para o Ensino Superior

 

Oferta

Esse campo também não sofreu nenhuma atualização para o processo do Ensino Superior e o Cadastro da Oferta continua seguindo os mesmos passos anteriores.

Iremos clicar em “Nova oferta”, realizar o preenchimento com as devidas informações e posteriormente “Salvar”, desta forma dividimos nossas Unidades Curriculares em Ofertas.

Plano de Execução

 Nesta etapa informaremos de que forma esse plano de curso poderá ser executado pelas Unidades Operativas. Para isso, devemos cadastras a(s) modalidades de Execução pertinentes através do botão “novo”, escolher o nome do plano, Forma de execução e Informação de preenchimento automático da Carga horária. Posteriormente clicando em “Salvar”.

Obs: Para o plano de execução “Não presencial”, devemos informar a Carga horária para pagamento dos profissionais, diferente dos outros processos.

Desta forma, iremos “salvar” e concluir a etapa do “Plano de execução”, partindo para a próxima etapa.

 

Autorização de Execução

Nesta etapa iremos informar a Autorização para o plano de curso e a autorização para a Unidade Operativa.
Para tal, clicaremos em “Novo”:

Uma nova janela será aberta e nela deveremos realizar os preenchimentos:

  • Informações Básicas: Informaremos as UO’s que poderão ofertar, a Vigência da oferta e os Recursos financeiros permitidos.

  • Documentação de Autorização: Iremos subir as informações dos documentos de autorização. (Clicar em adicionar ao final do preenchimento)

  • Planos de Execução: Informar o Plano de Execução (Cadastrado anteriormente)

Após o preenchimento, devemos “Salvar” o processo que logo será listado em um campo abaixo, confirmando o sucesso no cadastro da autorização.

No menu mais opções ainda poderemos “Editar”, “Excluir” ou visualizar o “Histórico” das alterações.

Um adendo sobre o Credenciamento: Para a oferta e operacionalização dos cursos de Ensino Superior é necessário incluir o credenciamento no cadastro da Unidade Operativa.

Através do menu “Administrativo” >> “Unidade Operativa”>> “Mais opções” >> “Editar”.

Escolheremos a opção “Credenciamento” e realizaremos o preenchimento do “Credenciamento para oferta de Curso de Educação Superior”, com as informações:

  • Tipo de credenciamento

  • Data

  • Número

Posteriormente salvando o processo e retornando ao cadastro do plano de curso. 

 

Termos

Ao concluirmos o processo de Autorização, iremos definir os Termos que deverão ser aceitos para o Plano de curso, adicionando e posteriormente salvando as inclusões.

Credenciamento da Unidade Operativa

Para a oferta e operacionalização de cursos de nível superior é necessário incluir o credenciamento no cadastro da Unidade Operativa. Para isso, seguiremos o caminho:
“Administrativo >> Unidade Operativa >> Mais Opções >> Editar”

Na edição de Unidade Operativa iremos até a aba “Credenciamento”, onde iremos informar o “Credenciamento para oferta de Curso de Educação Superior”.

Após o preenchimento dos itens, clicaremos em “Salvar”. Desta forma, incluímos o credenciamento para a nossa Unidade Operativa conseguir ofertar cursos de Educação Superior.

 

Finalizando o Cadastro

Após o preenchimento e conclusão de todas as etapas anteriores de cadastro do plano, retornaremos ao nosso plano de curso na parte de “Identificação do plano” (1) e nesta aba iremos alterar o estado de “Em elaboração” para o estado “Disponível” (2), salvando o processo logo em seguida, assim, finalizando o processo de cadastro.

Turma

No contexto de cadastramento de turmas para o Ensino Superior tivemos poucas mudanças em relação ao processo habitual, tendo apenas uma pequena alteração quando no Cadastro do Plano de Curso for utilizada a “Lista”.

Para realizar o cadastro seguiremos o seguinte Passo-a-passo:

Caminho: “Turma >> Gerenciar Turma >> + Novo”

Após encontrado o Plano de curso desejado, iremos clicar em “Criar Turma” e posteriormente clicar em “Criar turma não planejada”.

Devemos seguir todas as etapas abaixo:

a) Assim, seremos direcionados a tela de seleção do Plano de Execução, onde serão listadas a opções de execução disponíveis para a turma, como por exemplo “Presencial”, “Flexível”, “Remoto” etc.

b) Na etapa seguinte de Organização Curricular poderemos definir a carga horária de execução;

c) Na etapa de “Gerenciar lista de UC’s”, quando clicarmos em “Gerenciar”, o sistema vai na UO em que estamos criando a turma e buscará todas as turmas liberadas para matrícula ou em processo, que contenham a unidade curricular sugerida na lista, apresentando todas as disponíveis para a escolha do aluno.

d) Na etapa “Cadastrar Dados da Turma”, não tivemos alteração para a operacionalização do Ensino Superior, seguindo com o preenchimento normal.

e) Na etapa “Alocar Profissionais”, podemos designar perfis de pessoal docente e técnico para a turma criada.

f) Na etapa de “Eventos” podemos cadastrar um novo elemento para a turma e conferir os eventos do Calendário.   

g) Na etapa “Integração Office 365”, poderemos

h) Integrações

i) A etapa do “Resumo” contém as informações resultantes de todas as etapas de preenchimento, para que sejam feitas as conferências de informação.

 

Após o preenchimento e conferência das informações, devemos clicar em concluir para dar segmento ao processo. Com a conclusão será apresentada uma janela que poderá trazer as opções:
Além da notificação com o Código da Turma, teremos a possibilidade de:

  • Gerar dias letivos

  • Reservar ambiente

  • Precificar turma

Num primeiro momento não precisaremos executar nenhuma dessas ações, portanto iremos clicar em “fechar”.

Para validar a criação podemos clicar em “filtros” e pesquisar pelo Código da turma que foi apresentado. O Resultado trará a turma recém-criada que poderá ser editada e trabalhada em diversos processos através do menu “mais opções”.

Assim concluímos a criação da nossa turma a partir de um Plano de Curso do Ensino Superior.


Mapa de Sala

A funcionalidade do mapa de sala é uma continuação direta do contexto de Lista apresentada no Plano de Curso, sendo essa uma funcionalidade fundamental para a compreensão do que será apresentado nessa etapa.
   Em resumo, a Lista pode ser caracterizada como uma espécie de “trilha”, onde incluiremos quais são as Unidades Curriculares que o aluno irá cursar, podendo ser do tipo “Eletiva”, “Optativa” ou “Projeto”.

Relembrando:

  • Eletiva: O aluno é obrigado a cursar.

  • Optativa: O aluno não é obrigado a cursar e não reprova o aluno.

  • Projeto: O aluno é obrigado a cursar.

    No contexto do Plano de Curso, na etapa cadastral “Gerenciar Lista das UCs”, observamos o cenário onde foram cadastradas as UCs de lista correspondentes a Turma.    

    Ao selecionar a opção de “Gerenciar” são apresentadas as Unidades Curriculares Vinculadas à Lista com os estados ‘Em Processo’ e ‘Liberadas para Matrícula’ da mesma Unidade Operativa e que contenham a UC cadastrada na lista no plano de curso ou UC correlata. Podendo assim, visualizar as turmas que podemos selecionar para cumprir essa Unidade Curricular.

   Essas Unidades Curriculares, por padrão, aparecem selecionadas indicando a sua execução na turma em questão, sendo possível desmarcar caso não queira a execução dessa UC na turma selecionada.
   Ainda neste contexto, também é possível “Visualizar” as informações básicas desta Unidade Curricular:

   Após concluir a etapa de cadastro da Turma, já mostrada no contexto “5. Turma”, avançamos para o contexto atual, o Mapa de Sala.

Caminho: Mapa de Sala >> Gerenciar dias letivos

   Ao pesquisarmos uma Turma e acessando-a através do menu ‘mais opções >> Gerenciar Dias Letivos’, notaremos que pode ser apresentada a seguinte mensagem

“Não é possível cadastrar Dias Letivos para esta Unidade Curricular, pois é uma UC do tipo Lista Eletiva, Projeto ou Optativa.”

   Demonstrando que a turma que fará o gerenciamento dos dias letivos e execução da UC é a turma que selecionamos durante a disposição de lista no cadastro da nossa turma.

   Para outros cenários será possível ‘distribuir os dias letivos’, ou seja, toda a execução desta Unidade curricular será na turma em questão.


Matrícula

Caminho: “Atendimento >> Matrícula”  

   Para darmos início ao processo de Matrícula no Ensino Superior, iremos realizar uma busca através do filtro, onde poderá ser marcada a Modalidade ‘Educação Superior’. Podemos também direcionar a filtragem com um código de turma ou qualquer informação adicional pertinente a busca.

Daremos início ao processo de matrícula através da ação “Matricular”, presente na aba da turma:

   Agora na tela “Matricular aluno”, iremos preencher o CPF do responsável e posteriormente adicionar um “novo aluno”, informando também o CPF do aluno.

   Ambos serão pré-preenchidos através do cadastro de Pessoa Física realizados previamente.

   Ainda sobre a segunda etapa “Inclusão de aluno na oferta”, foram implementados dois (2) novos campos para o Ensino Superior:

  • Forma de ingresso: Apresenta as opções de forma de ingresso ao curso através de uma caixa seletora.

  • Data de ingresso: Não pode ser maior do que a data atual.

   Para finalizar esta etapa, devemos escolher o “Canal”, onde deverá ser indicado o meio de comunicação por onde o curso alcançou o aluno.

   Após o preenchimento, clicaremos em “próximo”, avançando para a etapa seguinte, “Requisitos”, onde teremos a validação dos requisitos de acesso ao curso.

   Para a Turma que usamos como exemplo acima, temos como requisito apenas a “Idade maior que 16 anos”. Após a confirmação das informações, clicaremos em “Próximo” e avançaremos para a etapa seguinte, chamada “Socioeconômico”.

   Nesta etapa poderá ser realizado o preenchimento do perfil socioeconômico do aluno, tendo este o preenchimento opcional para os casos de recurso comercial, apresentando obrigatoriedade apenas aos casos de programas de gratuidade ou afins.

   Na etapa de “Unidades Curriculares” são apresentadas as maiores diferenças no que diz respeito a uma matrícula no Ensino Superior, onde na parte superior apresentada na tela (a), temos a identificação da turma a qual estamos realizando a matrícula e algumas outras informações adicionais.

   Na parte inferior da tela (b), da mesma forma que acontece em outras modalidades, temos a listagem de ofertas onde o sistema trará como pré-selecionada a primeira oferta por se tratar de uma primeira matrícula e a exibição das informações da oferta selecionada.

Ainda na parte inferior (b) poderemos observar uma espécie de alerta, onde estará exibida a seguinte mensagem:

Portanto poderemos diferenciar que para os casos de UCs de lista, serão mostradas todas as Unidades Curriculares disponíveis na Oferta.

   Para as UCs regulares temos as opções:

  • Dispensar:

Para realizar a dispensa devemos preencher os campos de quantidade de faltas e justificativa, finalizando com o “confirmar”.

Obs.:  Após a confirmação da dispensa será possível observar que serão atribuídos valores ao campo “Total de dispensa de UC”, presente na parte superior da tela. Isso irá impactar no “total final” da oferta, alterando os valores devidos pelo aluno.

 

  • Selecionar Turma:

Para realizar a seleção de turma devemos clicar no botão de respectivo nome e o sistema irá exibir as turmas disponíveis para a escolha.

Por exemplo: Caso o turno da turma padrão da Unidade curricular não esteja à contento do aluno, ele poderá selecionar uma outra turma em um turno diferente para cursar a disciplina obrigatória.

    

Após selecionar e clicar em confirmar a turma será alterada e uma tag na cor amarela será exibida, mostrando a nova turma em que a UC será executada.

Para as UCs do tipo Lista, existe uma alteração onde no lugar da opção “Selecionar turma”, teremos uma nova opção, “Selecionar UC”.

Obs.: É importante salientar que para os casos de conflito de horário, o sistema não permitirá concluir a matrícula até que o conflito seja resolvido através da seleção correta das UCs.

 

  • Selecionar UC:

Nesta opção poderemos selecionar onde será executada a UC de lista. Ao clicar na opção o sistema irá exibir uma janela com uma Lista de Unidades Curriculares Vinculadas.

Seguindo o mesmo padrão apresentado no “Selecionar Turma”, após selecionar e clicar em confirmar a turma será alterada e uma tag na cor amarela será exibida, mostrando a nova turma em que a UC será executada.

   Ainda nesta etapa, também foi adicionada uma tag para auxiliar a escolha de acordo com as necessidades do aluno. Podemos observar em cada UC a tag “Horário”.

   Com esta Tag poderemos analisar as questões de conflito entre as turmas atuais e as turmas em que as UC’s serão executadas, se houver um conflito de horário, também será exibido na Tag, alertando o conflito. Caso não seja exibido o conflito, seguiremos clicando em “Próximo”.
   O sistema poderá mostrar um alerta indicando que as Unidades Curriculares desmarcadas deverão ser cursadas no futuro. Ao concordarmos com a mensagem, seguiremos com a matrícula.

   Desta forma teremos chegado à etapa de “Desconto”, onde poderemos informar se o aluno tem algum voucher para ser atrelado a etapa de matrícula, informando o código no campo e clicando em “+ Adicionar”.

   Após validar as informações podemos clicar em “Concluir”, finalizando assim o processo de matrícula, adicionando o aluno com sucesso.

   Na fase seguinte iremos indicar as informações financeiras para o “Contrato de Matrícula”, indicando inicialmente o (1) “Responsável” do aluno através do CPF como dado obrigatório e o (2) Consentimento publicitário do responsável para com o aluno, como preenchimento opcional.

   Ainda nessa etapa podemos informar através de uma checkbox se o aluno matriculado também será o financiador desse contrato, após essas etapas, clicaremos em “Próximo”.

   Na etapa seguinte, chamada de” Pagamento”, indicaremos quais as formas de pagamento para a matrícula, poderemos observar na parte superior (1) o resumo financeiro da matrícula, exibindo os seguintes tópicos:

  • Valor do curso;

  • Valor do contrato;

  • Valor após dispensa de UC;

  • Desconto;

  • Desconto Financiadores;

  • Total.

Podemos ainda nesta parte, adicionar um ou mais financiadores para o contrato e realizar a divisão do percentual de participação entre as partes, que poderá se visualizada logo abaixo (2).

   Logo abaixo, ao iniciarmos a etapa de pagamentos, teremos a opção de adicionar um Voucher para o financiador, conforme trecho abaixo (3). Caso adicionado, poderá ser observado na parte “Vouchers adicionados”, logo abaixo do preenchimento do cadastro.

   Após a etapa dos Vouchers partiremos para o cadastro das formas de pagamento, a qual devemos clicar em “+ adicionar forma de pagamento” após o preenchimento das informações, que serão obrigatórias para o avanço da etapa.  Ao incluirmos essa etapa, poderemos visualizar as “formas de pagamento adicionadas” numa listagem logo abaixo e após validarmos clicaremos em “próximo”.

   Desta forma chegaremos a última etapa da matrícula que é a geração do Contrato de Matrícula, onde após validação, iremos clicar em “Finalizar a Matrícula”. Na página apresentada teremos a indicação de que todos os itens da matrícula foram validados com sucesso, podendo visualizar:

  • Os dados do contrato

    • Contrato

    • Responsável

    • Unidade Operativa

  • Alunos vinculados no contrato

    • Matrícula

    • Turma

  • Financiadores

    • Formas de pagamento

Desta forma finalizamos o processo de Matrícula no Ensino Superior.

 


Rematrícula

Caminho: Atendimento >> Rematrícula

   Após acessarmos a tela de Rematrícula, poderemos utilizar os “Filtros” presentes no canto superior direito para realizar o direcionamento na rematrícula, que poderá ser realizada através de algumas possibilidades de pesquisa.

    Como primeiro ponto de observação para a realização de Rematrícula no Ensino Superior, devemos ter efetivado o processo de Matrícula para o aluno anteriormente. Caso o aluno esteja com sua matrícula ainda não confirmada (1), será apresentada uma mensagem de alerta (2) e o botão “Rematrícular” ficará desabilitado para uso.  

   Caso o aluno esteja devidamente matriculado na primeira oferta, ou seja, no primeiro período, o botão “Rematrícular” estará ativo e poderemos dar segmento ao processo. Após clicarmos na opção “Rematrícular” seremos direcionados para o fluxo de rematrícula.

       Na etapa do fluxo de rematrícula passaremos por algumas etapas de um fluxo para a efetivação da rematrícula do aluno, sendo eles:

  • Informações do aluno

  • Socioeconômico

  • Seleção de UC’s

  • Desconto

    Nesta primeira etapa teremos a opção de alterar alguns dados de cadastro do aluno, caso estes tenham sofrido alteração desde a última matrícula. Ao concluir o processo e clicar em ‘Próximo’, seremos direcionadas à etapa seguinte, o “Socioeconômico”, onde poderemos preencher de maneira opcional os dados socioeconômicos do aluno.

    Na etapa de “Seleção de UC’s” teremos a ‘Inclusão de alunos na oferta’. Na sessão superior da tela poderemos observar uma identificação sobre a turma em que estamos realizando a rematrícula, tags com informações adicionais sobre do registro e um resumo com os totalizadores financeiros, onde teremos o ‘Valor Contratado’, o ‘Total dispensado da UC’ e o ‘Total final’, que é o valor líquido entre os outros dois anteriores (1).

    Na parte inferior da tela teremos os registros com os períodos e suas determinadas UCs, com informações adicionais também apresentadas através de tags.

   Conforme iremos observar, o aluno será exibido como matriculado no primeiro período, iremos atuar na seleção de UC’s para o segundo período, no qual iremos selecionar todas as unidades curriculares.

Obs.: Para esta etapa é importante salientar que “UC matriculada não significa que o aluno obteve aprovação”.  Mensagem exibida no topo do processo.

   No restante das informações, notaremos a semelhança com o processo de Matrícula, nas funcionalidades apresentadas nas UCs e maneiras de ação correspondentes. Para este exemplo acima, a oferta não possui nenhuma UC de lista, apenas ofertas regulares, onde serão exibidas as opções de dispensa e seleção de turma.

Onde, como o nome sugere, poderemos dispensar o aluno de alguma determinada Unidade Curricular:

  Ou selecionar uma outra turma para determinada UC, seguindo os mesmos passos apresentados na etapa de matrícula, onde o sistema lista as turmas disponíveis, trazendo a turma original e as relacionadas que estão disponíveis.

Após a seleção o sistema irá exibir uma Tag informando que a Unidade Curricular em questão será executada em outra turma, mostrada na Tag.

 Posteriormente avançaremos a etapa clicando em “Próximo”. Logo, o sistema irá exibir um alerta informando que “As Unidades Curriculares desmarcadas deverão ser cursadas em um outro momento”, iremos confirmar clicando em “Sim”, dando seguimento a etapa seguinte.

     Nesta próxima etapa iremos atuar na parte de Descontos, onde poderemos aplicar vouchers de desconto ao aluno na inclusão da oferta.

   Para o nosso exemplo, aplicamos um desconto de 10% ao aluno e avançamos clicando em “Concluir”. Seremos direcionados a tela de seleção de alunos para o contrato, onde poderemos rever as informações do aluno para essa rematrícula, podemos também listar quais alunos estarão atrelados ao processo de rematrícula.

    Ainda nesta etapa, poderemos informar que o aluno será o financiador do contrato, através da marcação da tag “Finan.”, conforme processo já visto durante o processo de Matrícula. Ao clicarmos em “Próximo” seremos direcionados a etapa de pagamento.

   Nesta etapa, assim como na etapa de Matrícula, serão exibidos na parte superior da tela os valores do contrato, os descontos e os cálculos com os totais em forma resumida.
   Ainda nesta tela, teremos a possibilidade de selecionar o financiador e adicionar financiador, além da possibilidade de adicionar descontos através da adição de Voucher ao financiador. Ao final desta etapa iremos selecionar a forma de pagamento, adicionando-a e dando segmento a próxima etapa.  

  Após o avanço de etapa, chegaremos na última fase do processo de Rematrícula, onde o sistema nos exibe uma mensagem informando que o sistema precisará validar alguns detalhes para verificar alguma pendência, caso não seja encontrada nenhuma pendência, os documentos da Rematrícula serão gerados. Para realizar essa verificação e avançar esta etapa, iremos clicar em “Finalizar Rematrícula”.

   Ao finalizar o processo de validação, será exibida a página final com o informativo de que todos os itens foram validados, ainda estarão listados todos os documentos relacionados ao contrato logo abaixo.

 Ainda serão exibidos na parte inferior da tela os Dados do contrato como Contrato, Responsável e a Unidade Operativa. Além das informações do(s) aluno(s) e financiador(es).


 

Secretaria

   Nesta etapa iremos abordar as novas funcionalidades no contexto Secretaria a cerca da modalidade de Ensino Superior.

Obs.: Antes de iniciarmos a etapa de secretaria, precisamos passar por um parâmetro criado. Portanto, iremos ao contexto ‘Administrativo >> Configuração de Parâmetros’.  Onde buscaremos pelo parâmetro:

“UnidadeCurricularPorEmentaComSituacaoDeAprendizagemPorRegional”

 

Clicaremos em “Configurar” para visualizar a descrição do parâmetro;

   Este parâmetro fará com que durante o preenchimento dos PTDs e Diários de Classe, a aba Situação de Aprendizagem poderá ou não ser exibida, seguindo os critérios de valor desse parâmetro.

  • Se o valor desse parâmetro estiver marcado como “Sim”, então a Unidade Curricular irá utilizar a Situação de Aprendizagem.

  • Se o valor desse parâmetro estiver marcado como “Não”, então a aba de Situação de Aprendizagem não será exibida.

Importante: Tal alteração irá permanecer caso o PTD tenha sido registrado com o parâmetro como “não” ainda que seja alterado para “sim” posteriormente.

 

      Voltando a etapa do Ensino Superior para o contexto Secretaria, nossa primeira abordagem seria a flexibilização na utilização de indicadores dentro das Unidades Curriculares, ou seja, com o novo regimento de avaliação por ementa é possível criar unidades curriculares sem indicadores.

    Acessando o contexto “Turma >> Gerenciar Turma”, buscando por uma determinada turma de Ensino Superior em que uma das Unidade Curriculares não utilizem indicadores. Ao determinar a turma, clicaremos em “Visualizar” e navegar até a aba “Organização Curricular” e novamente em “Visualizar”. Na aba “Indicadores” poderemos confirmar que a Unidade Curricular em questão não possui indicadores vinculados.

Caminho: “Secretaria >> Diário de Classe”

    Utilizaremos os filtros para encontrar a turma em questão, logo será exibida a Unidade Curricular e nela acessaremos o menu “mais opções >> Editar”, acessando a aba “Registro de aula”. Na aba, ao escolhermos a aula e acessando o menu “Mais opções >> Conteúdo”, veremos os novos campos implementados, chamados de “Metodologia” e “Conteúdo”.

Através do botão “+Adicionar Conteúdos” será aberta uma janela onde podemos selecionar os conteúdos vinculados na Unidade Curricular.

    Ainda na etapa de ‘Edição do Diário de Classe’ iremos para a aba “Avaliações” para realizar o cadastro de uma de uma nova avaliação. Para incluir essa nova avaliação precisaremos informar:

  • Data

  • Procedimento da avaliação

  • Tipo de avaliação

  • Descrição da avaliação

   Neste processo de ‘Inclusão de avaliação’, podemos notar uma diferença quanto ao processo do ‘Diário de Classe que utiliza a avaliação por indicadores’, que mostrava uma listagem de indicadores e só seria possível incluir essa avaliação se selecionássemos ao menos um dos indicadores.

   Daremos continuidade ao nosso processo ao clicarmos em “salvar” e após vincularmos as avaliações nesta Unidade Curricular, neste Diário de classe, poderemos acessar através do botão “mais opções” a opção “Nota”.

   Para o exemplo utilizamos o regimento de avaliação ‘por ementa’ e o critério de avaliação foi marcado como ‘numérico’, portanto, ao seguirmos, iremos preencher a nota para todas as avaliações.
    Na nossa Unidade Curricular exemplo, temos somente um aluno matriculado, o qual iremos lançar a nota para esta avaliação no campo disponível ao lado do nome do aluno. Nessa etapa também teremos a opção de deixar um ‘feedback’ sobre a nota dada e após o preenchimento da nota, iremos salvar.  

Realizaremos esse procedimento para todas as avaliações listadas.  

Obs.: Para os casos de menção literal, serão seguidos os mesmos procedimentos.

    Quando todos os alunos forem avaliados em todas as avaliações, poderemos avançar para a aba “Nota final”, seguindo a avaliação como forma numérica como a utilizado no exemplo, iremos registrar uma nota final para o(s) aluno(s).  Caso o critério de avaliação seja a Menção literal, iremos registrar a menção final.
    Nesta etapa, ao expandirmos a visualização pertinente ao aluno, poderemos observar os registros de nota para cada avaliação e logo abaixo o sistema irá calcular a média e sugerir uma nota final ao aluno, porém, editável pelo docente. Será possível nesta etapa também a utilização do campo feedback para a inserção de uma justificativa para a nota.

Importante:  Quando não houver vínculos de indicadores na unidade curricular, não é necessário realizar a avaliação por indicador. Porém, se houverem indicadores vinculados na UC, precisaremos obrigatoriamente avaliar indicador por indicador. 

   Conforme vimos anteriormente nas etapas de Matrícula e Rematrícula do Ensino Superior, para as UC Regulares, o cliente / aluno tem a possibilidade de selecionar a turma que deseja cursar suas Unidades Curriculares. Como exemplo podemos pensar em um caso em que um aluno matriculado na turma X optou por cursar duas das suas sete unidades curriculares na turma Y, além disso, optou também por cursar a uma UC de Lista Eletiva numa terceira turma Z, assim, no próximo passo, iremos observar os impactos destas matrículas na Secretaria.

    Seguindo para “Secretaria >> Gestão do Aluno>> Filtros”, iremos localizar as turmas que o aluno / cliente escolheu cursar suas Unidades Curriculares fora da sua turma de origem.

     Ao localizarmos a turma poderemos visualizar as matrículas nas Unidades Curriculares escolhidas para cursar pelo aluno, para isso, iremos até a aba “Vínculo em UC”.

    Nesta aba o sistema vai mostrar uma lista de alunos de outras turmas que foram matriculados somente em Unidades Curriculares, independentemente do tipo de Unidade Curricular. No nosso exemplo, o aluno selecionou duas unidades curriculares regulares e ao expandirmos a nomenclatura da UC pode ser observado em lista. Conforme podemos ver abaixo:

   Para o caso em que o aluno optou por cursar a uma UC de Lista Eletiva numa outra turma, também poderemos observar indo até a turma em questão e visualizando os detalhes dessa turma através do caminho:

 “Gestão do Aluno >> Mais opções >> Detalhes da turma >> Aba Vínculo em UC”

   Ao localizarmos o aluno de exemplo, nas tags descritivas poderemos observar uma tag indicando a turma de origem e ao lado, outra tag indicando que se trata de uma UC do tipo lista eletiva. Exemplo abaixo:

   Em resumo, na aba vínculo em UC, o sistema vai mostrar todas as matrículas especificas em unidades curriculares independentemente do seu tipo, não importando se o aluno está matriculou em somente UCs regulares ou UCs do tipo lista, ambas serão listadas na aba “Vínculo em UC”, podendo essa ser utilizada para visualizar os alunos vinculados a Unidades Curriculares.

   Para realizar a Gestão dessas matrículas especificas, iremos retornar ao caminho “Secretaria >> Gestão do Aluno >> Filtros” e através dos filtros, iremos pesquisar pela turma de origem da matrícula do aluno em questão.

Ao encontrarmos a turma, iremos em “Mais opções >> Detalhes da turma”.

    Toda a gestão da matrícula específica em Unidade Curricular é feita através da aba “Unidade Curricular”.

   No exemplo que utilizamos para a explicação, o nosso aluno escolheu cursar as unidades 1 e 2 em turma diferente da turma de origem. Ao localizá-lo nesta tela, podemos observar que existirá uma tag descrevendo a turma em que a UC será executada.

   Ainda nesta etapa, ao clicarmos em “Mais opções”, teremos listadas as possibilidades de “Alterar Turma” e “Consultar Turma”.

   A ação “Alterar Turma” nos exibe uma listagem de turmas disponíveis para cursar a Unidade Curricular apresentando, na parte superior (a), as informações da turma de origem como os códigos de matrícula e turma, estado, presenças e faltas. Na parte central (2), são exibidas as informações da Unidade Curricular em questão, a qual alteraremos a turma, contendo algumas informações como a Carga horária, a turma atual, o curso e o estado.  Por fim, na parte inferior, teremos uma lista com as turmas disponíveis para cursar a Unidade curricular.

   Ao selecionar a turma e clicar em salvar, o sistema exibirá uma janela de alerta informando a transferência do aluno para a nova turma e o cancelamento de matrícula na turma anterior e pedindo a confirmação para o processo.

Após clicarmos em “Sim” e confirmar o processo, a alteração será salva e o sistema cancelará a matrícula referente a turma anterior, ou seja, o aluno não estará mais matriculado na turma, mas sim estará “Em processo / Matriculado” na turma escolhida.

    Para consultar essa mudança, poremos visualizá-la através da segunda opção do menu, em “Mais opções >> Consultar Turma” da nova turma ‘Em processo’.

    Ao clicarmos no botão “Consultar turma”, seremos direcionados a página com os detalhamentos da nova turma, já visualizando a aba ‘Vínculo em UC’. Ao expandirmos a Unidade curricular correspondente, poderemos localizar o aluno transferido.

   OBS.: Em resumo, a aba “Vínculo em UC” lista as matrículas específicas em Unidades Curriculares, independentemente do seu tipo. Para gerenciar essas matrículas específicas é necessário navegar até a aba ‘Unidade curricular’ na turma de origem da matrícula.