Ativação dos Serviços de Voucher


Índice


1. Voucher de Devolução x Integração MXM

1.1 Contabilização do Voucher de Devolução

Quando o sistema gera o voucher de devolução através das negociações, o voucher deve ser integrado com o ERP MXM para contabilização. Para isso, são necessárias duas configurações no SIG: Configuração da Conta Contábil na Unidade Operativa e a Configuração do Agendamento de Serviço para comunicar com MXM.

1.1.1 Configuração da Conta Contábil na Unidade Operativa

No módulo Administrativo -> Unidade Operativa, opção Configuração ERP, adicione a integração Contabilização – Contabilizar Voucher de Devolução e informe as contas contábeis de débito e crédito para voucher conforme imagem abaixo:

image-20240513-201714.png

 

1.1.2 Configuração do Agendamento de Serviço Contabilização – Voucher de Devolução

Após configurar a conta contábil no SIG, ainda no módulo Administrativo -> Agendamento de Serviço, cadastre o serviço Contabilização – Voucher de Devolução conforme imagem abaixo:

image-20240513-201724.png

Realizado as configurações do voucher, sempre que for gerado um voucher de devolução no SIG, o serviço agendado quando executado no horário programado, irá comunicar com o MXM e realizará a contabilização do voucher nas contas contábeis cadastradas no ERP.

 

1.1.3 Executar Manualmente o Agendamento de Serviço Cadastrado

O serviço agendado Contabilização – Voucher de Devolução não precisa aguardar o processamento no horário definido (23:00h), você pode acionar a qualquer momento a opção Executar Agora na aba Agendamentos Configurados, conforme imagem abaixo:

1.2 Contabilização do Cancelamento do Voucher de Devolução

Quando o voucher de devolução gerado for cancelado no SIG, também é necessário realizar a integração do voucher cancelado com o MXM, a fim de que a contabilização seja revertida. Para isso, são necessárias duas configurações no SIG: Configuração da Conta Contábil na Unidade Operativa e a Configuração do Agendamento de Serviço para comunicar o cancelamento com MXM.

 

1.2.1 Configuração da Conta Contábil na Unidade Operativa

No módulo Administrativo -> Unidade Operativa, opção Configuração ERP, adicione a integração Contabilização – Voucher de Devolução Cancelado por Erro de Lançamento e informe as contas contábeis de débito e crédito conforme imagem abaixo:

 

1.2.2 Configuração do Agendamento de Serviço Contabilização – Voucher de Devolução Cancelado

Após configurar a conta contábil no SIG, ainda no módulo Administrativo -> Agendamento de Serviço, cadastre o serviço Contabilização – Voucher de Devolução Cancelado conforme imagem abaixo:

Realizado as configurações de cancelamento do voucher, sempre que for efetuado o cancelamento do voucher de devolução no SIG, o serviço agendado quando executado no horário programado, irá comunicar com o MXM e realizará a reversão da contabilização nas contas contábeis cadastradas no ERP, onde a conta que era de débito terá uma movimentação de crédito, e a conta de crédito terá uma movimentação de débito.

 

1.2.3 Executar Manualmente o Agendamento de Serviço Cadastrado

O serviço agendado Contabilização – Voucher de Devolução Cancelado não precisa aguardar o processamento no horário definido (09:00h), você pode acionar a qualquer momento a opção Executar Agora na aba Agendamentos Configurados, conforme imagem abaixo:

Observação: Para que a integração de cancelamento do voucher entre SIG e MXM ocorra, é necessário que além destas configurações, o processo de contabilização do voucher esteja registrado no MXM conforme a configuração descrita em Contabilização do Voucher de Devolução.

No MXM, a movimentação contábil do voucher de devolução gerado, bem como o cancelamento do mesmo, é possível ver através da rotina Consulta de Lançamento Contábil.

2 Pagamento de Voucher de Devolução x Integração MXM

2.1 Portal Devolução: Enviar para Pagamento

Quando o voucher de devolução for requisitado pelo cliente para pagamento em dinheiro através do Portal Devolução, este envio de pagamento requisitado pelo SIG deve ser integrado com o MXM. Para que esta comunicação entre SIG e ERP ocorra, são necessárias algumas configurações no SIG: Configuração no Cadastro do Colaborador, Configuração da Requisição de Pagamento no Departamento Regional, Configuração do Grupo de Pagamento na Unidade Operativa e Configuração do Agendamento de Serviço.

 

2.1.1 Configuração no Cadastro do Colaborador

a)    Usuário ERP

No módulo Administrativo -> Colaborador, opção Dados do Colaborador é necessário que o usuário autenticado no SIG que irá requisitar pagamento do voucher de devolução através do Portal Devolução, tenha a configuração do usuário ERP. Para isso, a opção Acesso ao ERP deve ser marcado e o Código ERP e Usuário ERP devem ser preenchidos conforme o usuário originado do MXM. Veja o exemplo na imagem abaixo:

b)    Vínculo Contratual de Coordenador Financeiro

Ainda na rotina Colaborador, opção Vínculo Contratual, o usuário do SIG precisa ter o vínculo contratual de Coordenador Financeiro.

Observação: Para que o SIG possa integrar com o MXM enviando os dados de requisição de pagamento do voucher de devolução, é necessário estas configurações no cadastro do colaborador. Lembrando que este colaborador deve ser o usuário autenticado no SIG.

 

2.1.2 Configuração da Requisição de Pagamento no Departamento Regional

Após configurar o cadastro do colaborador, é necessário configurar a requisição de pagamento no Departamento Regional. Acesse o módulo Administrativo -> Departamento Regional, opção Configuração ERP, e preencha os campos conforme imagem abaixo:

Ainda na opção Configuração ERP do Departamento Regional, faça a adição do Tipo de Cobrança = Bordero, conforme imagem abaixo:

 

2.1.3 Configuração do Grupo de Pagamento na Unidade Operativa

Após realizar a configuração do Departamento Regional, é necessário que seja adicionado o grupo de pagamento para estorno do voucher. Para isso, acesse o módulo Administrativo -> Unidade Operativa, opção Configuração ERP e faça a adição da integração Estorno – Devolução Voucher, conforme imagem abaixo:

 

2.1.4 Configuração do Serviço Estorno – Devolução de Voucher

Após configurar o grupo de pagamento na Unidade Operativa, faça a configuração do serviço Estorno – Devolução de Voucher para comunicar a requisição de pagamento no MXM.

Acesse o módulo Administrativo -> Agendamento de Serviço, e cadastre o serviço Estorno – Devolução de Voucher, conforme imagem abaixo:

 

2.1.5 Executar Manualmente o Agendamento de Serviço Cadastrado

O serviço agendado Estorno – Devolução de Voucher não precisa aguardar o processamento no horário definido (23:00h), você pode acionar a qualquer momento a opção Executar Agora na aba Agendamentos Configurados, conforme imagem abaixo:

Após realizar todas as configurações para Enviar Pagamento através do Portal Devolução, o SIG está apto para se comunicar com o MXM, a fim de enviar a requisição de pagamento do voucher de devolução.

 

2.2 Portal Devolução: Verificar para Pagamento

Após enviar o voucher de devolução para pagamento através do Portal Devolução, o MXM deve retornar ao SIG, o estado da requisição de pagamento do voucher, no qual pode ser Aprovado ou Reprovado. Para isso é necessário a configuração do serviço no SIG: Configuração do Agendamento de Serviço Recebimento – Consulta Requisição de Pagamento.

 

2.2.1 Configuração do Agendamento de Serviço Recebimento – Consulta Requisição de Pagamento.

Acesse o módulo Administrativo -> Agendamento de Serviço, e cadastre o serviço Recebimento - Consulta Requisição de Pagamento, conforme imagem abaixo:

 

2.2.2 Executar Manualmente o Agendamento de Serviço Cadastrado

O serviço agendado Recebimento - Consulta Requisição de Pagamento não precisa aguardar o processamento no horário definido (23:00h), você pode acionar a qualquer momento a opção Executar Agora na aba Agendamentos Configurados, conforme imagem abaixo:

 

3 Prescrição Contábil de Voucher de Devolução x Integração MXM

3.1 Prescrever Voucher de Devolução

A Prescrição Contábil do voucher de devolução é realizado no SIG e comunicado com o MXM para enviar o lote de vouchers para contabilização no ERP. Para que seja possível realizar a prescrição contábil são necessárias as seguintes configurações no SIG: Configuração do Parâmetro para Prescrição, Configuração da Conta Contábil na Unidade Operativa e Configuração do Agendamento de Serviço para prescrição.

 

3.1.1 Configuração do Parâmetro para Prescrição

A prescrição de vouchers de devolução só ocorre para vouchers que possuem a vigência vencida. O período de vencimento a ser considerado para prescrição deve ser configurado no SIG, através do parâmetro PeriodoParaPrescricaoContabil no módulo Administrativo -> Configuração de Parâmetro, opção Configurar, conforme imagem abaixo:

 

3.1.2 Configuração da Conta Contábil na Unidade Operativa

Uma vez configurado o parâmetro PeriodoParaPrescricaoContabil, deve ser configurado a integração Contabilização – Prescrição Contábil de Voucher no módulo Administrativo -> Unidade Operativa, opção Configuração ERP, conforme imagem abaixo:

Esta configuração no SIG refere-se as contas contábeis de prescrição existente no MXM. Sem esta informação, o sistema não irá contabilizar os vouchers prescritos quando acionado o serviço de comunicação com o ERP.

 

3.1.3 Configuração do Agendamento de Serviço Contabilização – Prescrição Contábil de Voucher

Após configurar a integração Contabilização – Prescrição Contábil de Voucher, é necessário configurar o serviço que comunica com o MXM para envio do lote de vouchers solicitados para prescrição. Para isso acesse o módulo Administrativo -> Agendamento de Serviço, e cadastre o serviço Contabilização – Prescrição Contábil de Voucher, conforme imagem abaixo:

 

3.1.4 Executar Manualmente o Agendamento de Serviço Cadastrado

O serviço agendado Contabilização – Prescrição Contábil de Voucher não precisa aguardar o processamento no horário definido (23:00h), você pode acionar a qualquer momento a opção Executar Agora na aba Agendamentos Configurados, conforme imagem abaixo:

 

3.2 Contabilização de Voucher de Devolução Prescrito

Após as configurações Prescrever Voucher de Devolução, os vouchers recebem o estado Prescrito. Quando o voucher de devolução prescrito for utilizado no SIG através de matrículas ou negociações financeiras, o sistema retira da conta contábil de prescrição e insere em uma nova conta contábil de venda. Para que isso ocorra são necessárias as seguintes configurações: Configuração da Conta Contábil na Unidade Operativa e Configuração do Agendamento de Serviço de Vouchers Prescritos.

 

3.2.1 Contabilização da Conta Contábil na Unidade Operativa

Acesse o módulo Administrativo -> Unidade Operativa, opção Configuração ERP e configure a integração Voucher de Devolução Prescrito com as contas conforme imagem abaixo:

 

3.2.2 Configuração do Agendamento de Serviço Venda – Voucher Devolução Prescrito

Após configurar a Contabilização do Voucher Prescrito, é necessário configurar o serviço para que o SIG possa enviar ao MXM os vouchers de devolução utilizados ao MXM. Para isso acesse o módulo Administrativo -> Agendamento de Serviço, e cadastre o serviço Venda – Voucher Devolução Prescrito, conforme imagem abaixo:

 

3.2.3 Executar Manualmente o Agendamento de Serviço Cadastrado

O serviço agendado Venda – Voucher Devolução Prescrito não precisa aguardar o processamento no horário definido (23:00h), você pode acionar a qualquer momento a opção Executar Agora na aba Agendamentos Configurados.

 

3.3 Cancelamento de Voucher Prescrito

Quando os vouchers são prescritos e contabilizados conforme descrito em Prescrever Voucher de Devolução, você pode realizar o cancelamento da prescrição através do SIG, e neste caso, o sistema precisa comunicar com o MXM para reverter a contabilização.

Para isso são necessárias as seguintes configurações: Configuração da Conta Contábil na Unidade Operativa e Configuração do Agendamento de Serviço Contabilização – Cancelamento de Prescrição Contábil de Voucher.

 

3.3.1 Configuração da Conta Contábil na Unidade Operativa

No módulo Administrativo -> Unidade Operativa, opção Configuração ERP, adicione a integração Contabilização – Cancelamento Prescrição Contábil de Voucher e informe as contas contábeis de débito e crédito para voucher conforme imagem abaixo:

 

3.3.2 Agendamento de Serviço Contabilização – Cancelamento de Prescrição Contábil de Voucher

Após realizar a configuração da conta contábil de cancelamento de prescrição, realize o cadastro do serviço Contabilização – Cancelamento de Prescrição Contábil de Voucher através do módulo Administrativo -> Agendamento de Serviço, conforme imagem abaixo:

Após realizar estas configurações, o sistema está apto a realizar o cancelamento de prescrição de vouchers de devolução.

 

3.3.3 Executar Manualmente o Agendamento de Serviço Cadastrado

O serviço agendado Contabilização – Cancelamento de Prescrição Contábil de Voucher não precisa aguardar o processamento no horário definido (23:00h), você pode acionar a qualquer momento a opção Executar Agora na aba Agendamentos Configurados, conforme imagem abaixo:

Observação: para que o cancelamento funcione, primeiro é necessário que os vouchers tenham sido prescritos e contabilizados no MXM conforme descrito em Prescrever Voucher de Devolução.